- Sinônimos de nomes: mandshurica
- Altura da árvore, m: a 10
- Escapes: verde ou marrom avermelhado, brilhante
- Flores: grande, rosa claro
- Peso do fruto, g: 15-20
- Forma de fruta: oval
- Pele : pubescente
- Cor de fruta: laranja amarelo
- Polpa (consistência): denso, seco
- Gosto de fruta: doce e azedo
A variedade da Manchúria ganhou popularidade devido às suas altas qualidades decorativas, especialmente durante a floração. Durante este período, o damasco, coberto de um grande número de flores, será o adorno de qualquer jardim ou terreno. Mesmo com o início do outono, o seu aspecto mantém-se no seu melhor devido à cor viva da folhagem. A fruticultura difere das demais variedades de damasco em sua longevidade, já que sua vida útil é de mais de um século. As árvores são freqüentemente usadas para plantações em grupo.
Descrição da variedade
As árvores maduras atingem uma altura de até 10 metros, mas às vezes podem ser encontrados exemplares de 15 metros. São plantas vigorosas com copa espessa e extensa. Os rebentos são recobertos de casca brilhante, podendo a sua cor ser castanho-avermelhada ou verde. O tronco é coberto por uma casca áspera e dura com fissuras profundas. Alguns jardineiros os percebem como um sintoma de uma doença, mas essa é uma característica da variedade.
Flores grandes e numerosas de cor rosa claro se abrem antes mesmo que a folhagem apareça. A cor das folhas muda com as estações. Na primavera eles são verdes claros, e no verão eles se tornam mais saturados, verdes. O comprimento é de 5 a 12 centímetros. A forma é oval-lanceolada ou amplamente oval.
Características da fruta
O peso da fruta varia de 15 a 20 gramas. Os tamanhos são médios. Formato oval, padrão para damasco. A cor é brilhante, laranja, com tonalidade amarela. Durante a frutificação, as árvores aparecem amareladas à distância devido à grande quantidade de frutos. A pele fica coberta de leve e leve penugem.
No interior, cresce uma polpa densa e ligeiramente seca. O grande osso é facilmente destacado do fruto. Os damascos são armazenados por até duas semanas. As frutas são consideradas dietéticas e contêm uma grande quantidade de antioxidantes e outros oligoelementos benéficos.
Qualidades de sabor
Muitos jardineiros que estão pessoalmente familiarizados com esta variedade consideram o sabor da fruta específico. Ele contém notas doces e azedas. Você pode fazer compotas, sucos, conservas, doces, geléias e muitas outras iguarias da colheita. Frutas também são ótimas para comer frescas.
Amadurecimento e frutificação
Somente no quinto ano após o plantio das mudas é que você consegue a primeira porção da safra. As árvores florescem do final de abril ao início do próximo mês, e a frutificação ocorre no verão - do final de julho ao início de agosto. Os períodos de amadurecimento são médios.
Produção
O excelente rendimento é a principal característica da variedade da Manchúria. Mesmo com a observância dos requisitos mais simples da tecnologia agrícola, será possível colher uma rica safra. Em média, o retorno de uma árvore é de 45 a 60 quilos. Frutas universais são altamente transportáveis.Quando transportados por longas distâncias, os frutos mantêm sua aparência atraente, sabor e aroma ricos.
Isso é interessante: a quantidade de damascos depende do tamanho da copa.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Essa variedade é autofértil. Em certas regiões, as árvores começam a florescer no início de abril. O processo continua por 12 dias. Dentro dos limites das regiões do norte, os botões se abrem depois que a neve derrete e derrete. As flores atraem vespas e abelhas com pétalas coloridas e um vibrante perfume de mel. São eles os polinizadores das árvores frutíferas.
Crescendo e cuidando
O cuidado padrão consiste em realizar as seguintes atividades:
- no período de seca, é aconselhável regar as árvores com água morna e estabilizada (a falta de umidade fará com que os frutos sequem);
- para reter a umidade, o solo no círculo próximo ao tronco é coberto com palha orgânica (feno, grama seca, palha);
- os fertilizantes de raiz são aplicados 2 vezes por temporada;
- o afrouxamento periódico do solo é realizado em um raio de 2 a 2,5 metros da árvore;
- na primavera e no outono, o tronco é coberto com cal, que protegerá o jardim das pragas;
- todos os ramos secos, velhos e deformados são removidos e os cortes devem ser tratados com uma horta para evitar infecções (a ferramenta utilizada para o trabalho também deve ser afiada e limpa).
O damasco da Manchúria é altamente resistente à seca e ao frio. As temperaturas baixas ou altas não afetam a frutificação e a saúde das árvores. Parcelas com solo drenado são adequadas para o cultivo da variedade. As melhores opções são solo franco-arenoso ou solo argiloso leve. A reação de acidez deve ser neutra.
Além disso, a variedade está se desenvolvendo ativamente em uma área ensolarada ou ligeiramente sombreada. A poda higiênica geralmente é feita quando necessário, mas jardineiros experientes recomendam fazê-la no início da primavera.