- Autores: Eremeeva Tatiana Vasilievna
- Ano de aprovação: 2008
- Altura da árvore, m: 5
- Escapes: médio, reto, vermelho escuro, nu
- Peso do fruto, g: 21
- Forma de fruta: em forma de coração
- Pele : com pubescência tomentosa média
- Cor de fruta: amarelo com pontos vermelhos
- Cor da polpa : amarelo
- Polpa (consistência): tenro, farináceo
Criadores fazem maravilhas. Afinal, agora em qualquer zona climática você pode cultivar a planta que quiser. A cereja doce cresce na Sibéria, figos - na região de Moscou e damasco - em latitudes médias. Há muitos anos, os residentes de verão vêm colhendo damascos resistentes à geada da variedade Favorita.
História de criação
A variedade de damasco favorita é relativamente jovem. Eles estão se reproduzindo desde o início do século XXI. Foi inscrito no cadastro de variedades testadas em 2008. A Comissão de Seleção Estadual da Federação Russa aceitou o pedido de admissão sob o número 41216 de 28/01/2004. A criadora é Tatiana Vasilievna Eremeeva.
Descrição da variedade
A árvore frutífera é bastante alta, podendo atingir 5 metros - altura média. É caracterizada por um crescimento rápido. A coroa está se espalhando, paniculada, densidade média. Difere em brotos nus retos de espessura média, vermelho escuro. As folhas são pontiagudas, grandes, ovóides, de cor verde escura com um acabamento mate e uma orla em crenata. A robustez de inverno da variedade é alta, resistente a ataques de insetos e doenças. Amadurece na primeira quinzena de agosto.
Características da fruta
Frutos de cor amarelo-limão com tonalidades framboesas e manchas castanhas claras, em forma de coração. O peso médio das frutas é de 21 gramas, o peso das frutas individuais chega a 27-30 gramas. A polpa contém 132 mg de vitamina C, 11,6% de matéria seca, 2,1% de ácido, 6,1% de açúcar. Um pequeno osso é difícil de separar. A pele é caracterizada por uma pubescência tomentosa média. Portanto, os frutos maduros têm um propósito universal.
Qualidades de sabor
As qualidades de sabor são altas: polpa suculenta, aroma agradável, fruta moderadamente solta. A fruta tem um sabor doce com uma acidez sutil. A polpa é amarela, farinhenta, estimada pelos provadores em 4,8 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
Frutifica por 4 anos após o plantio. A maior parte da fruta é colhida em meados de agosto.
Produção
O rendimento médio por árvore é de 55-60 quilogramas por hectare - 18,8 centners. Mas, com muito cuidado, os rendimentos podem aumentar.
Regiões em crescimento
Acima de tudo, essa variedade é adequada para cultivo na região da Sibéria Oriental. Mas, ultimamente, invernos rigorosos têm ocorrido na faixa do meio e na região Central. Portanto, Amada enraíza bem, dá uma boa colheita nesses lugares.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Essa variedade é considerada autofértil. Em outras palavras, não precisa de uma variedade polinizadora para floração e frutificação. Geralmente, os damascos cultivados em climas adversos são autoférteis.
Crescendo e cuidando
Após o plantio, é extremamente importante remover as ervas daninhas da muda em tempo hábil sem danificar o sistema radicular.
Regar os rebentos novos é frequentemente desnecessário. A primeira boa rega deve ocorrer durante a floração, a segunda - durante a frutificação. A última rega é antes da colheita.
Pela primeira vez, a cobertura deve ser realizada na primavera: uréia - 700 gramas por 10 litros de água. Recomenda-se adicionar nitrogênio ao solo.
Um ano depois, a muda chega a atingir 1 metro de altura, por isso é necessário podar os galhos. O procedimento de poda é feito anualmente até o início da frutificação.Depois que os primeiros frutos aparecem na árvore, apenas os galhos secos devem ser removidos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade é resistente ao ataque de pragas. Mas na primavera, não será supérfluo fazer o tratamento com uma solução de bordalês a 1%. Como profilaxia para várias doenças, você não deve regar a árvore com frequência. Se não houver excesso de umidade, a árvore crescerá mais rápido, a casca e as raízes ficarão saudáveis e os frutos não serão afetados por doenças.
Resistência do inverno, a necessidade de abrigo
Após o plantio de uma árvore jovem, é recomendável cobrir o solo com feno ou palha. Para proteger as mudas e as árvores jovens, aconselhamos no outono cobrir o tronco com um tecido não tecido, amarrando-o com um varal. Mas antes de se abrigar, é melhor caiar o tronco com uma solução de cal, argila e esterco em proporções iguais (a mistura deve ficar com a aparência de creme azedo espesso). Sulfato de cobre e cinzas podem ser adicionados a essa mistura. É necessário aplicar a mistura a uma altura de até 1,5 metros. A seguir, aconselhamos a construção de um pequeno abrigo para a árvore com tábuas de madeira, sendo melhor preencher o espaço interno com espuma triturada. Em abril, as "roupas quentes" podem ser removidas e o círculo do tronco pode ser coberto novamente com grama recém-cortada.
Requisitos de localização e solo
Apesar de a variedade Lyubimy se distinguir pela invejável robustez invernal, ainda é uma árvore de origem meridional. Portanto, ao plantar uma muda, é recomendável escolher um local ensolarado, sem ventos e correntes de ar. A árvore se distingue pela resistência à seca, portanto é inaceitável que o local de plantio tenha lençóis freáticos próximos ou observe água estagnada. O excesso de umidade ameaça o apodrecimento das raízes, da casca e a formação de doenças fúngicas. A melhor opção é plantar uma árvore jovem em um monte de 80 centímetros de altura e 1,2 metro de diâmetro.
É preferível escolher o solo para a futura árvore solto e leve, com boa matéria orgânica e permeabilidade, com uma composição ligeiramente alcalina ou neutra. No local do pouso do Amado, recomenda-se cavar a terra com farinha de dolomita, soltá-la completamente e se livrar do excesso de detritos.
Apricot adora ficar sozinho. Portanto, é recomendável plantá-lo longe de outras frutas. Por exemplo, é plantada a partir de uma árvore de ameixa, maçã e framboesa a uma distância de 4 metros.
Visão geral da revisão
Os jardineiros que cultivam damascos em seu site observam as seguintes características positivas da variedade Favorita:
resistência à geada da cultura;
alta produtividade;
frutificação rápida;
gosto da fruta.
Cada cultura e planta precisa de sua própria abordagem. Mas se você encontrar uma abordagem para a variedade de damasco Lyubimy em condições climáticas adversas, você terá frutas deliciosas em sua mesa no verão.