- Autores: A.K. Skvortsov e L.A. Kramarenko (Jardim Botânico Principal)
- Sinônimos de nomes: Lel
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: até 3
- Escapes: ligeiramente ramificado, reto, vermelho escuro, glabro
- Flores: tamanho médio
- Peso do fruto, g: 20
- Forma de fruta: arredondado, ligeiramente achatado dos lados
- Pele : brilhante, quase não pubescente
- Cor de fruta: laranja
Devido ao trabalho dos criadores, surgem variedades que encantam os jardineiros com muitas características positivas. Os especialistas tentam combinar o máximo de benefícios em uma planta: excelente rendimento, tratamento fácil, sabor maravilhoso e muito mais. Uma das últimas variedades é o damasco Lel.
Descrição da variedade
As árvores frutíferas de tamanho médio crescem até 3 metros. O formato da copa lembra um cogumelo, é compacta e de densidade média, por isso a planta não ocupa muito espaço no jardim. Dada a estrutura incomum da copa, é conveniente cuidar e colher a árvore. Os rebentos retos são cobertos por uma casca vermelha escura e lisa, a ramificação é fraca.
As folhas ovóides padrão têm uma superfície lisa e brilhante com uma borda em crenata. Apontado para as extremidades. A cor é verde escuro no anverso. Abaixo, eles são cobertos com uma penugem leve. Com a chegada do outono, a folhagem é colorida em diferentes tons de vermelho. Os ovários são formados em todos os brotos.
A floração começa no último mês de maio. Nesse período, as qualidades decorativas da variedade chegam ao auge. Os ramos estão repletos de um grande número de botões rosa pálido. O diâmetro máximo chega a três centímetros.
Características da fruta
Os frutos pequenos ganham cerca de 20 gramas de peso. A forma é redonda, ligeiramente achatada nas laterais. Cor - laranja, uniforme. A pele é praticamente sem penugem, brilhante. Dentro há uma polpa macia, mas densa. A grande semente é facilmente separada da baga. Os frutos possuem altas qualidades decorativas, chamando a atenção pela forma cuidada e pela cor viva.
Você pode armazenar a safra por 60 dias devido à sua boa qualidade de conservação. O propósito da fruta é universal.
Eles podem ser usados para os seguintes fins:
fazer purê para comida de bebê;
compota;
suco;
geléia;
comer de forma natural;
preparação para o inverno (secagem).
Qualidades de sabor
Os frutos desta variedade combinam harmoniosamente o sabor adocicado rico e o acidez agradável. Os especialistas deram às bagas uma avaliação de degustação de no máximo 5 pontos. A porcentagem do conteúdo de matéria seca é 16,8, açúcar - 8,6, ácido - 2,8. Excelentes qualidades gastronômicas são enfatizadas pelo aroma apetitoso.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começam a dar frutos de 3 a 4 anos depois que as mudas são plantadas em um novo local. As datas de amadurecimento são marcadas como antecipadas. Com os devidos cuidados, a variedade se deliciará com uma rica colheita por muitos anos consecutivos. O período de frutificação cai em 15-20 de julho.
Produção
O rendimento do damasco Lel pode ser médio ou alto. Para fazer uma colheita rica e saborosa, é preciso plantar árvores em condições climáticas confortáveis e observar todas as condições da tecnologia agrícola. No cultivo comercial, 40 centners de fruta são colhidos de um hectare de terra (em média). Os damascos são formados tanto em inflorescências quanto em flores isoladas.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Tanto os pistilos quanto os estames crescem dentro dos botões, graças aos quais a variedade pode polinizar de forma independente, sem a ajuda de plantas de terceiros.
Crescendo e cuidando
Ao cuidar do damasco, é importante levar em consideração que as árvores frutíferas não gostam do excesso de umidade.O jardim é irrigado sistematicamente e com moderação. A falta de água também é indesejável para a saúde das plantas e para o sabor da fruta. Durante a estação seca, os damascos não atingem o tamanho necessário e esfarelam-se rapidamente. Jardineiros experientes recomendam regar com sistema de irrigação.
O sistema radicular se desenvolve nas camadas superiores do solo. Durante a rega, é importante não permitir que o solo escorra sob as raízes, caso contrário, elas começarão a secar. É imperativo umedecer as árvores durante o período de crescimento e a formação da cultura. Depois disso, a frequência de irrigação é reduzida para não prejudicar o sabor da fruta.
No outono árido, o jardim deve ser regado antes do inverno. A umidade é necessária para transferir facilmente o gelo. Nesse período, são consumidos até 70 litros de água por árvore. E também a regularidade da rega depende das condições meteorológicas.
Quanto ao tempero, formulações com alto teor de nitrogênio são necessárias na primavera. Ao usar produtos da loja, você deve seguir exatamente as instruções. Os primeiros fertilizantes são aplicados em meados de abril. Após a alimentação, é aplicado durante e após a floração, com fósforo e potássio.
O húmus é adicionado a cada 2-3 anos para enriquecer o solo. Dois a três baldes são suficientes para fertilizar uma árvore. Apricot Lel reage bem à matéria orgânica, especialmente durante a formação do fruto. Eles são capazes de substituir completamente as substâncias adquiridas.
A poda também é uma parte importante do cuidado da árvore. A opção mais comum é afinar a coroa em várias camadas. Leva de 3 a 4 anos para criar um novo formulário. A forma de coroa recomendada consiste em quatro camadas. O número de ramos esqueléticos não deve exceder 5 a 6 unidades. Os brotos devem ser posicionados em um ângulo de 40-50 graus em relação ao tronco. O resto das camadas são formadas da mesma maneira. Eles se livram do excesso de crescimento.
Após a copa adquirir o formato desejado, pode-se proceder à poda higiênica ou antienvelhecimento. O procedimento é realizado conforme necessário, limpando a árvore de galhos quebrados, secos e doentes. É importante concluir o trabalho antes que o fluxo de seiva comece.
Uma poda rejuvenescedora a cada 5 anos será suficiente. Os ramos devem ser encurtados em um terço. Rebentos fortes não precisam ser encurtados, pois isso pode enfraquecer muito a árvore.
Para que as árvores sobrevivam normalmente ao inverno, elas são preparadas para o inverno. Jardins localizados nas latitudes sul não precisam de abrigo para o inverno. Em outras regiões do país, medidas adicionais são necessárias.
Inicialmente, o solo ao redor do tronco é limpo de detritos e escavado. No fundo, a árvore é coberta com uma mistura de cal, sulfato de cobre, argila e cola de escritório. Para não preparar você mesmo a composição desejada, você pode encontrar uma opção adequada em uma loja de jardinagem. Para proteger contra roedores, ramos de abeto são colocados.
Além disso, o solo ao redor da árvore é coberto com palha. A espessura mínima da camada é de 8 centímetros. Durante geadas severas, um material de cobertura denso é usado, que é colocado em várias camadas para uma proteção mais confiável. Se o inverno for de neve, a precipitação pode ser usada como isolamento adicional. Se uma densa crosta de gelo se formar na superfície, ela deve ser removida para não interferir no fluxo de oxigênio.