Jubileu de Damasco Kuibyshev

Jubileu de Damasco Kuibyshev
As principais características da variedade:
  • Autores: V.A. Molchanov, A.N. Minin (Samara Botanical Garden e Samara Zonal Experimental Station for Gardening)
  • Ano de aprovação: 2005
  • Altura da árvore, m: até 6
  • Escapes: grosso, nodoso, verde, com um bronzeado avermelhado no lado ensolarado
  • Flores: branco-rosa, grande
  • Peso do fruto, g: 22
  • Forma de fruta: arredondado
  • Pele : afinar
  • Cor de fruta: laranja, desbotado com um blush no lado ensolarado
  • Cor da polpa : Laranja
Veja todas as especificações

Atualmente, para os residentes do Volga, uma cultura como o damasco há muito deixou de ser exótica. Belas árvores altas podem ser encontradas hoje em muitos jardins do Volga. O rendimento de uma safra dependerá muito da variedade, da geografia do local, da tecnologia agrícola e de outros fatores. Portanto, em primeiro lugar, vale a pena prestar atenção à variedade de damasco Kuibyshevsky Jubilee.

História de criação

Esta cultura maravilhosa foi criada em 1964 pelos criadores Molchanov e Minin. O trabalho foi realizado em Samara, no território do jardim botânico e da estação de jardinagem zonal. A variedade foi obtida pelos autores semeando drupas da muda nº 4 (o segundo nome é Pamyat V. Ye. Otvinovskaya), polinizada livremente no outono de 1963.

Estágios de desenvolvimento da variedade:

  1. 1987 - a cultura "se fundiu" em um grupo de elite de plantas;
  2. 2004 - o início dos testes de variedade;
  3. 2005 - inscrição no registro estadual da Federação Russa;
  4. 2007 - a variedade recebeu uma patente.

Descrição da variedade

A árvore de damasco de 6 metros distingue-se pelo crescimento forte e rápido, tem uma rara copa piramidal larga. Os ramos são fracamente ramificados. A cor dos grossos rebentos nus é esverdeada, do lado voltado para o sol apresentam-se marcados com um ligeiro bronzeado de tonalidades avermelhadas. Grandes placas de folha fosca são geralmente ovais, ligeiramente côncavas, pontiagudas, de cor verde escura e serrilhado duplo nas bordas. A árvore é caracterizada por rachaduras e casca dura acinzentada.

Ela floresce em flores branco-rosadas e bastante grandes. O damasco dá frutos nas esporas, bem como nos ramos do bouquet.

Características da fruta

Os damascos da variedade tradicional do Volga são alaranjados e um rubor opaco aparece nos barris que crescem ao sol. São de tamanho médio, pesando 22 gramas. De formato arredondado, unidimensional, na região do pedúnculo, o fruto apresenta uma pequena depressão imperceptível. A sutura abdominal não é particularmente proeminente. Os damascos são facilmente separados do caule curto e fino. A pedra é de tamanho médio e também se move livremente da polpa.

Qualidades de sabor

Os frutos da cultura descrita são saborosos, agridoces, com um aroma agradável. A polpa é colorida em tons de laranja, é levemente fibrosa, suculenta, a casca é fina. O suco está claro. As qualidades de sabor das frutas frescas foram avaliadas por experientes-provadores em uma escala de 5 pontos em 4,4, compota - em 4,1 e aparência - em 4,5.

O produto inclui esses componentes úteis:

  • 12,5% de matéria seca;
  • 8,86% de açúcares;
  • 1,88% de ácidos;
  • 10,31 mg / 100 g de vitamina C;
  • 2,08 mg / 100 g de caroteno;
  • 1,18% de pectina.

A transportabilidade dos damascos é boa.

Amadurecimento e frutificação

Kuibyshev Jubilee entra na fase de frutificação na 4ª temporada, mas é anual. Refere-se a um grupo de culturas com um período de maturação médio.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

As árvores de damasco de seis e sete anos da safra em questão produzem 12-15 kg de frutos, enquanto a planta atinge o rendimento máximo na idade de 12-13 anos, que é de 40-50 kg. Em média, a produtividade da cultura é de 60 kg / ha.

Regiões em crescimento

De acordo com a tolerância, a cultura é zoneada para a região do Médio Volga. Este é um vasto território, incluindo as repúblicas da Mordóvia, Tartaristão, bem como as regiões de Penza, Samara e Ulyanovsk.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

É uma cultura parcialmente autofértil. E os melhores polinizadores para ela são Kuibyshevsky cedo, Karlik, Samarsky.

Crescendo e cuidando

Os damasqueiros da variedade considerada darão frutos melhor e mais estáveis ​​em qualquer colina ou colina, desenvolvem-se muito bem perto de grandes rios. Nesses locais, há menos chance de danos às flores e aos ovários por geadas recorrentes na primavera. De acordo com as observações dos criadores, na região do Volga, especialmente no vale do rio Sok, o rendimento do Jubileu Kuibyshev aumenta três vezes.

A poda formativa será necessária para plantas jovens, e durante o período de frutificação estável, uma manutenção anual é repetida. A poda rejuvenescedora será necessária para os damascos que atingiram uma certa idade. Durante ele, ramos esqueléticos e semi-esqueléticos são removidos.

Além disso, os damascos são regados regularmente e alimentados com fertilizantes padrão para as culturas de frutas.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo local, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher o estoque certo.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

A desvantagem dessa variedade é a derrota de uma doença como a moniliose. Ocorre em condições de chuvas prolongadas. A variedade é resistente a outras doenças, além de pragas.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

Kuibyshev Jubilee é uma das variedades de damascos resistentes ao inverno. Pode suportar invernos rigorosos e foi comprovado na prática. Mas os maiores danos à planta podem ser causados ​​pelo degelo, que se alterna com geadas no final do inverno. Em seguida, os botões de flores morrem.

A casca de podoprevanie é incomum para a variedade, é resistente a esta doença. O mesmo não pode ser dito para a tolerância à seca. Em verões quentes, as frutas podem encolher e desmoronar.

Características principais
Autores
V.A. Molchanov, A.N. Minin (Samara Botanical Garden e Samara Zonal Experimental Station for Gardening)
Ano de aprovação
2005
Compromisso
universal
Rendimento médio
60 centners / ha
Rendimento máximo
40-50 kg por árvore
Transportabilidade
Boa
Marketability
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
Altura da árvore, m
até 6
coroa
raro, amplo piramidal
Escapes
grosso, nodoso, verde, com um bronzeado avermelhado no lado ensolarado
Galhos
tornozelo, fracamente ramificado
Flores
branco-rosa, grande
Sai
grande, amplamente oval, verde escuro, com um ápice fortemente alongado
Tipo de frutificação
principalmente em esporas e ramos de bouquet
Fruta
Tamanho da fruta
média
Peso do fruto, g
22
Forma de fruta
arredondado
Cor de fruta
laranja, desbotado com um blush no lado ensolarado
Pedúnculo
curto, médio em espessura
Pele
afinar
Sutura abdominal
normal
Cor da polpa
laranja
Polpa (consistência)
ligeiramente fibroso, suculento
Gosto de fruta
doce e azedo
Composição de frutas
matéria seca 12,5%, açúcares - 8,86%, ácidos - 1,88%, vitamina C - 10,31 mg / 100g, caroteno - 2,08 mg / 100g, pectina - 1,18%
Tamanho do osso
média
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Aparência
atraente
Avaliação de aparência
4,5 pontos
Avaliação de degustação
4,4 pontos
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Variedades de polinizadores
Kuibyshev early, Dwarf, Samara
Resistência de inverno
Alto
Tolerância à seca
média
Desintegrando-se
desmoronar ligeiramente quando estiver maduro
Poda
Em tenra idade, é necessária a realização de podas formativas, durante o período de plena frutificação, podas anuais regulares. Na velhice, a poda antienvelhecimento deve ser realizada com a retirada dos ramos esqueléticos e semiesqueléticos do interior da copa.
Regiões em crescimento
Srednevolzhsky
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência à moniliose
danificado em anos chuvosos
Resistência de amortecimento
estável
Maturação
Maturidade precoce
4 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
média
Época de floração
1 a 3 de maio
Período de frutificação
20 a 25 de julho
Frequência de frutificação
anualmente
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph North Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário