- Ano de aprovação: 1947
- Peso do fruto, g: 40-52
- Forma de fruta: arredondado achatado, ovóide, não comprimido lateralmente
- Pele : pubescente aveludado, bastante fino, mas denso
- Cor de fruta: laranja dourado, com um lindo blush borrado e pontilhado
- Cor da polpa : laranja claro
- Polpa (consistência): denso, macio, suculento médio
- Gosto de fruta: agridoce
- Avaliação de degustação: 4,6 pontos
- Composição de frutas: matéria seca - 13,70%, açúcares - 9,72%, ácidos - 1,37%, ácido ascórbico - 13,7 mg / 100 g
Todo jardineiro sonha em obter frutos perfumados e doces de damasco em seu próprio terreno. Um desses representantes é a variedade Krasnoschekiy, capaz de produzir rendimentos muito elevados, cujos frutos apresentam boa transportabilidade e versatilidade. Os damascos maduros são usados para cozinhar conservas, compotas e compotas. Para venda e transporte, são colhidos frutos pouco maduros, que acabam por atingir a condição desejada.
História de criação
A origem da variedade tem uma longa história. Os criadores foram os criadores do famoso Jardim Botânico Nikitsky em Yalta. Não há informações precisas sobre a seleção, entretanto, acredita-se que o Red-cheeked tenha sido obtido através da polinização cruzada da forma selvagem do damasco da Ásia Central com frutos avermelhados. Em 1947, foram realizados ensaios de variedades, com base em seus resultados, a cultura foi inscrita no Cadastro Estadual.
Descrição da variedade
Uma árvore vigorosa (a partir de 4 me mais) com uma copa arredondada cheia de rebentos raros, mas fortes e grossos. A fraca densidade da coroa fornece penetração de ar livre. A árvore tem boa vitalidade - ela cresce e dá frutos por 40-60 anos. A peculiaridade da variedade é o crescimento ilimitado, o que dificulta a colheita e o cuidado da coroa. Neste caso, a poda formativa salva, com sua ajuda você pode cultivar um damasco de altura moderada. A desvantagem, além da altura elevada, é a instabilidade dos botões e flores em retornar geadas, às vezes a maioria, e às vezes todos os botões e ovários podem morrer.
Características da fruta
Frutos redondos achatados ou ovóides grandes (40-52 g) são pintados em tons de laranja dourado com um blush de pontos carmim. O fruto é coberto por uma casca fina mas densa com uma pubescência aveludada agradável, a sutura ventral estreita é mais profunda na base. O grande osso é facilmente separado da polpa.
Qualidades de sabor
A polpa densa de laranja clara tem uma textura delicada, suculência média e um sabor agridoce requintado. Composição: matéria seca - 13,70%, açúcares - 9,72%, ácidos orgânicos - 1,37%, ácido ascórbico - 13,7 mg / 100 g.A amêndoa tem sabor de amêndoa doce. Avaliação dos provadores 4.6 pontos em 5 possíveis. Os frutos não são armazenados por muito tempo, dentro de 6-8 dias.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação intermediária e tardia, a colheita cai aproximadamente na terceira década de julho, mas os frutos são colhidos em épocas diferentes dependendo da finalidade de uso. A frutificação regular começa no terceiro ou quarto ano após o plantio.
Produção
Krasnoshekiy pertence a variedades de rendimento médio - de 65,5 hectares são colhidos, e os indicadores máximos são registrados na região de 179 centners.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo nos territórios do Norte do Cáucaso e do Baixo Volga, mas, na verdade, seu "habitat" é muito mais amplo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade permite que você cultive damascos sem plantar variedades polinizadoras.
Crescendo e cuidando
Como material de plantio, dá-se preferência às mudas anuais cultivadas em viveiro, com altura de 80 a 140 cm, devendo-se atentar para as brotações laterais na escolha. Devem ser espaçados uniformemente, em ângulo de 45ºC em relação ao condutor central, e ter gemas viáveis. Deve-se prestar atenção à casca e às raízes: a primeira não deve ser danificada e arranhada, e as raízes devem ter bom desenvolvimento e comprimento de pelo menos 30–35 cm.
O tamanho ideal do poço de pouso é 60x60x70 cm.
No fundo do poço, deve haver uma camada de drenagem de 10-15 cm de cascalho, seixos e tijolos quebrados.
Estabeleça suporte para o tronco fraco.
O solo escavado é enriquecido com húmus, superfosfato, fertilizantes de potássio, cinza de madeira e farinha de dolomita se o solo for ácido.
Antes do plantio, as raízes da planta são mantidas por cerca de meio dia em uma solução de estimulantes formadores de raízes, como Kornevin, Vympel.
As pontas das raízes são ligeiramente aparadas (1-2 cm).
Parte da terra enriquecida é despejada no buraco, então uma muda é colocada em cima e coberta com o restante da terra. O solo é compactado e regado abundantemente com água morna. No dia seguinte, o solo úmido é solto ou coberto com uma camada de palha feita de turfa, palha e grama cortada.
Os cuidados adicionais consistem em capinar, afrouxar, regar regularmente, adubar, poda higiênica e modeladora.
A cobertura começa no segundo ou terceiro ano após o plantio. Na primavera, a planta precisará de nitrogênio para construir sua massa vegetativa. Durante o enchimento dos frutos, a cultura é alimentada com compostos de potássio-fósforo e, no outono, os círculos do tronco são recobertos por uma espessa camada de húmus.
A poda sanitária é realizada no início da primavera, removendo ramos e brotos velhos, doentes e danificados. A formação começa imediatamente após o plantio, quando o condutor é encurtado em 30-40 cm, ramos em um terço do comprimento. No segundo ano, além do guia, sobram 4-5 rebentos da 1ª camada e 3-4 rebentos da 2ª camada, bem como ramos com crescimento vertical. Depois de atingir a altura necessária, o condutor central é encurtado.
Resistência a doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas, segundo especialistas, é igual a 1-2 pontos. As bochechas vermelhas podem ser atacadas por pragas como gorgulhos, besouros, mariposas, vermes da folha e outros. Das doenças, as doenças fúngicas podem ser perigosas: clasterosporia, moniliose, citosporose, fusarium e outras. Inseticidas e fungicidas são usados como prevenção de lesões.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade apresenta boa resistência de inverno.
Requisitos de localização e solo
Uma planta termofílica requer um local ensolarado para o plantio, com proteção para os primeiros anos de correntes de ar e ventos do norte. Uma excelente opção seria cercas em branco, paredes de edifícios, a exposição sul da encosta. A planta não tolera a proximidade de lençóis freáticos e áreas pantanosas de planície. A composição do solo é de solo negro, franco-arenoso, franco-argiloso com nível de acidez neutro.