- Autores: UM. Venyaminov, L.A. Dolmatova
- Altura da árvore, m: 4-6
- Peso do fruto, g: 40
- Cor de fruta: amarelo claro, com um blush brilhante
- Cor da polpa : laranja
- Polpa (consistência): denso, suculento, crocante
- Gosto de fruta: doce e azedo
- Tamanho do osso: médio
- Compromisso: para consumo in natura, para fazer compotas
- Termos de amadurecimento: média
A variedade de damasco Kompotny tem um propósito universal, seus frutos são bons tanto em conservação como frescos. As árvores estão adaptadas para crescer em um clima bastante rigoroso, elas toleram bem as geadas de retorno. A variedade está bem protegida de doenças e pragas, despretensiosa para as condições de cultivo.
História de criação
Os autores da variedade são L. A. Dolmatova e A. N. Venyaminov. Compota obtida de uma muda da variedade Triumph Severny como resultado de polinização livre. O departamento de seleção da Academia Agrícola de Voronezh estava empenhado em obter um híbrido.
Descrição da variedade
As árvores perto de Kompotnoye são vigorosas, com 4 a 6 m de altura, e a copa é compacta, mas densa. A capacidade de formação de brotos é boa, o despertar dos rins também apresenta taxas elevadas. A árvore tem um sistema radicular bem desenvolvido, cresce a uma distância considerável dentro e ao redor do tronco. As placas das folhas nos ramos são rígidas, ovais, verde-escuras, com bordas recortadas.
Características da fruta
Os frutos são suficientemente grandes, com peso médio de 40 gr.A casca é amarela clara, com um blush pontilhado brilhante de tom vermelho-carmim. A polpa por baixo é de uma rica cor laranja. A pedra é média, com núcleo amargo, bem destacável.
A forma do fruto é ovóide, achatada nas laterais, superfície pubescente. O aroma da fruta não é pronunciado, leve. Os damascos ficam bem armazenados devido à sua pele densa, não amolgam durante o transporte.
Qualidades de sabor
O sabor agridoce da fruta está em harmonia com a textura crocante e suculenta da polpa. Os damascos desta variedade não são adequados para secar devido à pequena quantidade de açúcares.
Amadurecimento e frutificação
Os primeiros damascos da árvore são colhidos 4 anos após o plantio. A variedade é de maturação média, os frutos maduros podem ser obtidos no início de agosto.
Produção
Em média, 27-34 kg de damascos são colhidos de uma árvore. Uma árvore de dez anos produz rendimentos na faixa de 45-50 kg.
Regiões em crescimento
A compota é um damasco termofílico. Ele se sente melhor nas regiões centrais da Terra Negra. Existe experiência no cultivo de plantas nas regiões de Kaliningrado e Leningrado.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Ele precisa de polinização com outros damascos com as mesmas datas de floração, no final de abril e início de maio. Para esses fins, a variedade Dessertny, Triumph northern, Krasnoschekiy é adequada.
Crescendo e cuidando
Apesar de sua alta resistência à seca, a árvore precisa de irrigação frequente durante o período de crescimento. Se você deixar a planta sem umidade adicional durante a floração, frutificação, em meados de julho eles começarão a desmoronar. 1 ano após o plantio, a rega é feita mensalmente, combinando-a com a fertilização com complexos minerais.
A coroa desta variedade de damascos engrossa rapidamente. Ela precisa de mais do que poda primaveril. A pinça de verão é realizada, desbastando os brotos mais fracos.
Resistência a doenças e pragas
A avaliação abrangente da imunidade das árvores é boa. O damasco em compota quase não é afetado pela moniliose, as folhas densas não são muito atraentes para os insetos parasitas roedores de folhas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Apricot Kompotny pertence às variedades resistentes ao inverno. Ele pode suportar geadas de até -30 graus. Os botões de flores não são danificados por calafrios recorrentes da primavera. As árvores também são resistentes ao amortecimento da casca.
Requisitos de localização e solo
O solo é preferencialmente seco. O local é escolhido alto, banhado pelo sol, não levado pelos ventos.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, a principal vantagem do damasco Kompotny pode ser considerada sua capacidade de resistir a mudanças bruscas nas condições climáticas. Mesmo quando congelada, a planta recupera rapidamente o volume da copa. As árvores maduras suportam facilmente secas, períodos prolongados de chuvas, degelos no inverno, quedas de temperatura na primavera. Em pequenas áreas, os residentes de verão recomendam o cultivo desta variedade no porta-enxerto OP-23-23 ou similar. Então, a altura de uma árvore adulta não excederá 2 m.
Outros aspectos positivos dos jardineiros incluem resistência a doenças, início precoce da frutificação, boa adequação das frutas para processamento e conservação. A variedade é considerada promissora comercialmente. Mas também existem desvantagens. Quando fresco, o sabor do fruto está longe do ideal, é bastante simples, até insípido, na ausência de polinizadores, flores estéreis se formam na árvore ao invés da colheita.