- Autores: DENTRO E. Putyatin, K.K. Mullayanov, A.E. Pankratova, I.G. Zamyatin
- Ano de aprovação: 1999
- Altura da árvore, m: 3,5-5
- Escapes: médio, reto, vermelho escuro
- Peso do fruto, g: 14
- Forma de fruta: arredondado
- Pele : afinar
- Cor de fruta: amarelo
- Cor da polpa : amarelo
- Polpa (consistência): suculento, denso
Um sulista maravilhoso - um damasco ensolarado está cada vez mais confiante dominando as regiões frias do país. É claro que essa circunstância agrada os donos de roças que sonham com frutas doces e perfumadas. Os criadores já puderam doar muitas safras subtropicais adaptadas para latitudes temperadas. A variedade universal Kichiginsky pertence a essas realizações e é capaz de dar frutos em climas frios. Deliciosas compotas e conservas, compotas e marmeladas são cozinhadas a partir dos seus frutos, consumidas frescas, utilizadas na panificação.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores do Instituto de Pesquisa de Frutas e Vegetais e Cultivo de Batata dos Urais do Sul V. I. Putyatin, K. K. Mullayanov, A. E. Pankratova, I. G. Zamyatina. A variedade foi aprovada para uso na região dos Urais em 1999.
Descrição da variedade
Árvores de tamanho médio (de 3,5 a 5 metros) têm copa de densidade média, não propensa a engrossar, e brotos retos vermelho-escuros de espessura média. As folhas verdes escuras de tamanho médio têm uma forma arredondada e uma ponta pontiaguda ligeiramente alongada. As bordas da lâmina foliar são pontilhadas por pequenos dentículos, a própria lâmina é ligeiramente côncava ao longo da nervura central, claramente visível do lado enrugado. O pequeno osso da fruta separa-se bem da polpa.
Características da fruta
Os frutos arredondados pesam até 14 gramas e apresentam uma cor tegumentar amarela. No momento da maturação fisiológica, o blush bordô aparece na forma de pequenas manchas. A pele fina, mas densa, com a pubescência mais fina, quase não é sentida ao comer. A sutura abdominal é indistinta, mas ainda bem visível.
Qualidades de sabor
A polpa amarela, suculenta, de consistência densa, apresenta um sabor agridoce equilibrado, onde o ácido se faz sentir na forma de uma agradável nota refrescante. A composição da fruta, avaliada pelos provadores em 4,5 pontos, inclui: açúcar 6,3%, ácidos 2,3%, vitamina C 7,6 mg /%
Amadurecimento e frutificação
A planta começa a frutificar no quinto ano após a brotação e pertence à categoria de maturação intermediária e tardia. Apricot Kichiginsky floresce no início de maio, a colheita começa no final de julho - início de agosto.
Produção
A variedade é considerada uma variedade de rendimento médio - até 15 quilos são colhidos de uma árvore, mas deve-se lembrar que são valores médios. O cumprimento dos requisitos agrotécnicos e a criação de condições ideais podem aumentar significativamente os rendimentos.
Regiões em crescimento
Kichiginsky está adaptado para o Distrito de Ural, o que significa automaticamente a possibilidade de cultivo em Altai, na faixa do meio e outras áreas com condições climáticas semelhantes.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, razão pela qual os jardineiros são forçados a plantar variedades polinizadoras ao mesmo tempo. Estes incluem o Chelyabinsk Early e Piquant.
Crescendo e cuidando
Ao escolher o material de plantio, deve-se dar preferência a mudas de dois anos, já fortes, com brotos, botões e sistema radicular bem desenvolvidos. A cova de plantio é preparada com antecedência - para o plantio na primavera no outono e na primavera para o plantio no outono.Em regiões frias, é mais aconselhável plantar na primavera para dar tempo à planta para se aclimatar às novas condições e construir o sistema radicular.
As dimensões do poço de pouso são 60x60x80 cm. Uma camada de drenagem de 10-15 cm é disposta na parte inferior e um suporte é instalado ao mesmo tempo. A parte infértil do terreno escavado é retirada do local, o solo restante é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), farinha de dolomita, se o solo for ácido, além de cinza de madeira, superfosfato, sal de potássio. Solo argiloso pesado requer a adição de areia de rio. Em seguida, parte do solo é despejado no buraco, uma muda é colocada em cima, espalhando suavemente as raízes, e coberta com o restante da terra. O solo é compactado, o círculo do tronco é regado com 2-3 baldes de água morna, no dia seguinte é afrouxado para evitar a formação de uma crosta.
Cuidados adicionais:
rega regular;
capinar e soltar;
enfeites de topo, cortes sanitários e formativos;
tratamentos preventivos e preparação para o período de inverno.
A tendência do colo da raiz à umidade requer uma organização bem planejada do inverno. É importante garantir o ultracongelamento do solo no círculo do tronco. Mais de 40 cm de neve não devem se acumular no local de pouso. Além disso, jardineiros experientes espezinham a cobertura de neve em troncos de árvores após fortes nevascas. Outra forma de proteger a planta do amortecimento é organizar o "inverno seco". Para isso, várias estacas são cravadas ao redor do tronco a uma distância de 5 a 10 cm, são envolvidas em um saco de polipropileno e sua parte superior é fixada ao tronco. Isso deve ser feito antes do início das verdadeiras geadas: no final de outubro, no início de novembro. Este método protege os troncos contra umidade e amortecimento.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma imunidade bastante forte e não está sujeita a danos por doenças e pragas, porém, em um verão chuvoso, o perigo aumenta. Devido ao constante frio e alta umidade, podem aparecer sintomas de moniliose, clasterosporium e citosporose. Neste caso, é necessário o uso de fungicidas ou solução de bordalês a 5%.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Kichiginsky é caracterizado como resistente ao inverno e resistente à geada.
Requisitos de localização e solo
Apricot Kichiginsky precisa de boa iluminação e solo fértil e respirável com um nível de acidez neutro. Em nenhum caso a planta deve ser plantada em locais onde a água subterrânea chega muito perto da superfície ou em planícies pantanosas. Se o local mais adequado tiver exatamente essas características, então você pode fazer uma colina artificial, elevada acima do horizonte do terreno a uma altura de 70-100 cm. A exposição a sul seria uma opção ideal para o damasco, caso o terreno tenha uma inclinação.Para proteção contra ventos e correntes de ar do norte, existem altas cercas em branco, paredes de edifícios, árvores altas.