- Autores: L.A. Kramarenko (Jardim Botânico Principal)
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: 3-4
- Escapes: ramificado, reto, vermelho escuro, glabro
- Flores: médio, branco
- Peso do fruto, g: 30
- Forma de fruta: superfície arredondada, ligeiramente irregular
- Pele : brilhante, ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: laranja com um grande blush brilhante
- Cor da polpa : laranja brilhante
Favorito - uma variedade de damascos da seleção russa, propósito universal. É considerada uma das melhores para cultivo na região de Moscou. As árvores suportam com sucesso os invernos mais frios, deliciam-se com abundantes colheitas e excelente sabor a frutos.
História de criação
A variedade foi criada por L. A. Kramarenko, especialista do Jardim Botânico Principal. Aprovado para uso em 2004.
Descrição da variedade
As árvores são de tamanho médio, até 3-4 m de altura, com copa elevada e esparsa do tipo paniculado. Os damascos adultos estão espalhados, com rebentos ramificados, pintados de vermelho escuro. As folhas são ovais, grandes, verde-escuras e brilhantes. A frutificação ocorre em todos os tipos de brotos, durante o período de floração, os ramos são decorados com botões brancos com pétalas de tamanho médio.
Características da fruta
Os frutos grandes com caroço pequeno e bem destacável têm um excelente aspecto. O peso médio do fruto é de cerca de 30 g.O formato dos damascos é redondo, com superfície ligeiramente irregular. A casca do fruto é brilhante, ligeiramente pubescente, de cor laranja suculenta com um blush vivo e perceptível.
A polpa é densa por dentro, cartilaginosa. Cor laranja brilhante. Os frutos são de boa qualidade de conservação, ficam bem armazenados por muito tempo, não se amassam durante o transporte.
Qualidades de sabor
Os frutos são agridoces, suculentos e com aroma rico. O escore de degustação da fruta chega a 5 pontos, muito alto.
Amadurecimento e frutificação
Os damascos das árvores Favorit são colhidos anualmente. A primeira frutificação ocorre 3-4 anos após a enxertia. Em termos de maturação, a variedade está atrasada. Os frutos amadurecem na 2ª quinzena de setembro.
Produção
A variedade dá em média 30 t / ha. De acordo com a avaliação, o rendimento é considerado médio. Cerca de 20 kg de frutos maduros são retirados de uma árvore jovem.
Regiões em crescimento
O favorito é recomendado para cultivo na região Central. Passou com sucesso no teste pelo clima da região de Moscou.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O favorito é o damasco fértil. Não requer polinização cruzada obrigatória, uma colheita abundante pode ser obtida mesmo na ausência de outras árvores desta espécie no local. Mas será útil para ele ter uma série de damascos das variedades Lel, Tsarsky ou outras que floresçam em maio. Com eles, a frutificação será mais abundante, o sabor do damasco melhorará.
Crescendo e cuidando
Ao plantar um Damasco Favorito, você deve se afastar pelo menos 4 m dos prédios e canteiros mais próximos. Isso evitará sombreá-los. As plantas nos primeiros anos de vida se beneficiarão da proteção do lado norte a sotavento. Pode ser uma cerca temporária ou permanente. As árvores são plantadas na primavera, antes que a seiva comece a fluir.
A base para cuidar de damascos jovens é a rega rara, mas abundante. É realizada no máximo 3-4 vezes ao ano, com umedecimento do solo a uma profundidade de pelo menos 30 cm, sendo a primeira vez realizada durante a floração ou imediatamente após. Depois, no início do verão e no final da colheita. O último, a rega com carregamento de água é necessária para plantas no período pré-inverno.
A poda da primavera também será útil para as árvores jovens. No outono, é indesejável realizá-la devido aos altos riscos de enfraquecimento da planta, esgotando seu suprimento de vitalidade. 1 ano após o plantio, todos os ramos são removidos da árvore a uma altura inferior a 90 cm do solo. Em seguida, o condutor central é isolado, os ramos restantes são cortados ao longo do anel cambial até a base, forçando 1 camada.
Nos anos subsequentes, um segundo nível da coroa é criado. No futuro, a poda será de natureza mais higiênica. Com uma desaceleração na formação do crescimento (menos de 150 mm por ano), a coroa é rejuvenescida, tornando-a muito mais fina.
Os damascos orgânicos precisam de uma pequena quantidade. Húmus e composto são aplicados sob a raiz uma vez a cada 3-4 anos, 5 kg por 1 m2 de área. O curativo mineral será necessário anualmente.
Resistência a doenças e pragas
O favorito não está muito bem protegido de doenças. Ele tem uma resistência média à doença de clasterosporium. Se for acometido por essa doença, também conhecida como manchas perfuradas, é necessário realizar um tratamento fungicida. As árvores de pulgões são afetadas em volume até 1%.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade é resistente ao inverno. Na zona climática principal, nenhum abrigo é necessário. Os botões de flores podem sofrer um pouco de geadas recorrentes.
Requisitos de localização e solo
Esta variedade de damasco é recomendada para o plantio em áreas abrigadas e bem iluminadas com solo leve e fértil. As áreas úmidas com água subterrânea próxima não são adequadas. O solo é preferível com uma estrutura solta em que a umidade não estagnou.
Ao escolher um local, você deve dar preferência aos limites sul do local. É desejável ter uma colina, mas você também pode fazer um aterro. Em areia limpa e argila, não em chernozem irrigado, os rendimentos serão escassos.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão dão ao Favorito de damasco as notas mais altas. O sabor da fruta é regularmente recebido com comentários arrebatadores. Por sua aparência atrativa, a variedade também é considerada promissora comercialmente. A cor viva da polpa e os próprios frutos são especialmente atrativos para a conservação e secagem. As geleias prontas, as geléias, as compotas e os damascos secos têm uma cor excelente.
Entre outras vantagens óbvias da variedade, os residentes de verão observam sua resistência à seca e despretensão geral. O início rápido da frutificação também é considerado uma grande vantagem. Os jardineiros observam que uma coroa fina permite a entrada de muita luz solar, o que acelera o amadurecimento dos damascos.A baixa altura das árvores facilita a colheita.
Os aspectos negativos do cultivo desta variedade incluem uma fraca recuperação da coroa após o congelamento. Resistência de inverno de árvores no clima de Moscou e região de Moscou levanta algumas dúvidas. Assim como o vento forte, as mudas podem ser quebradas. Sua resistência a tais efeitos é muito baixa. Com a chegada antecipada do frio do outono, os frutos não têm tempo de amadurecer nos galhos.