- Autores: Skvortsov A.K., Kramarenko L.A. (Jardim Botânico Principal)
- Altura da árvore, m: 3
- Peso do fruto, g: 20-25
- Forma de fruta: oval-alongado, ligeiramente achatado nas laterais, com um belo nariz
- Pele : magro, pubescente
- Cor de fruta: amarelo, às vezes com blush
- Polpa (consistência): não muito suculento, denso, cartilaginoso
- Gosto de fruta: doce e azedo, maravilhoso
- Separabilidade do osso da polpa: separa perfeitamente
- Compromisso: universal
O damasco da variedade Edelweiss apresenta um rendimento decente já 4 anos após o plantio das mudas. É famosa por sua autofertilidade e resistência à seca, razão pela qual ganhou tanta popularidade em nosso país.
História de criação
No Jardim Botânico Principal, Skvortsov A.K. e Kramarenko L.A. trabalharam na criação deste tipo de damasco, obtendo-se assim uma árvore frutífera com finalidade universal de frutos.
Descrição da variedade
Se falamos do tipo de crescimento de Edelweiss, então se trata de uma planta de tamanho médio, cuja altura média é de 3 m. Quando a árvore entra na fase de frutificação, sua copa está praticamente formada, distingue-se pela densidade e forma arredondada.
Os traços característicos desta variedade são a folhagem verde escura, bem como os nervos pronunciados na lâmina foliar.
Os frutos suportam perfeitamente o transporte, podendo ser transportados por longas distâncias. Têm sabor e aroma únicos.
Além disso, o damasco Edelweiss apresenta alta imunidade a doenças, por isso é ideal para jardineiros iniciantes.
A variedade também apresenta um inconveniente que deve ser levado em consideração no momento do cultivo - a árvore produz brotos em grande quantidade, portanto, requer podas regulares para que a copa não engrosse muito.
Características da fruta
Há muitas coisas boas a se dizer sobre os frutos do Edelweiss, eles são grandes, com polpa densa, mas não muito mole. Via de regra, o peso de um damasco varia de 20 a 25 gramas. A forma é um dos diferenciais da variedade, é oval com alongamento, as faces são ligeiramente achatadas.
Pela cor dos damascos, o Edelweiss é de tonalidade amarela, do lado em que as frutas são "tocadas" pelo sol, aparece um agradável blush. Esta variedade também é apreciada pela sua casca fina, na qual existe uma ligeira pubescência.
A polpa dos damascos Edelweiss é bem separada do caroço, o que é uma das vantagens da variedade. Além disso, as frutas podem permanecer no armazém por muito tempo, se forem criadas condições de armazenamento ideais. Se você colocá-los na geladeira, em duas semanas eles não perderão sua atratividade.
Edelweiss pode ser colocado fresco na mesa, usado como uma sobremesa agradável, ou você pode fazer geléia ou até compota com ele. Na geléia, a transparência da calda é preservada e as fatias não se desintegram.
Qualidades de sabor
Edelweiss tem um sabor agradável, doçura moderada diluída com um ligeiro azedume.
Amadurecimento e frutificação
No 4º ano após o plantio das mudas de Edelweiss, a primeira colheita já pode ser colhida. A variedade descrita pertence ao período de maturação médio.
As flores desabrocham nas árvores em maio, a colheita começa em meados de agosto. Os damascos Edelweiss frutificam de forma constante todos os anos, mas para isso é preciso estar atento a eles e cuidar das plantas.
Produção
Uma média de 30 kg de fruta madura pode ser colhida de uma árvore madura. Este valor pode variar dependendo do clima, local de plantio e quantidade de ração.
Regiões em crescimento
A faixa do meio do nosso país é ideal para o cultivo de damascos Edelweiss. Hoje, acredita-se que as regiões setentrionais são um direcionamento promissor para o plantio de árvores dessa variedade.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade é outra vantagem da Edelweiss. Os melhores resultados podem ser alcançados se damascos de outras variedades crescerem nas proximidades.
Crescendo e cuidando
Apricot Edelweiss requer alimentação oportuna e rega moderada. A poda é feita todos os anos.
Resistência a doenças e pragas
Edelweiss pertence a variedades que apresentam boa resistência geneticamente não apenas a várias doenças, mas também a danos causados por insetos. No entanto, essa árvore é afetada pela doença de clasterosporium, portanto, não se pode prescindir do tratamento preventivo com fungicidas à base de enxofre. O procedimento é realizado várias vezes por temporada. A primeira vez no início da primavera, antes do aparecimento das flores, depois a cada duas semanas até os frutos amadurecerem.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Edelweiss tem uma excelente capacidade para lidar com geadas severas. Mesmo -30 graus não são terríveis para esta árvore frutífera. Apenas as árvores jovens precisam de abrigo, uma vez que têm rebentos fracos.
Edelweiss resiste bem à falta de água a longo prazo, mas neste caso, você precisa estar preparado para uma diminuição na produção.
Requisitos de localização e solo
As árvores frutíferas desta variedade têm uma relação especial com o solo e o local de plantio. Solo neutro, arejado e fértil é o mais adequado. Uma pequena dose de limão não impede que a árvore dê frutos.
Ao plantar, é muito importante determinar em que nível se encontra o lençol freático. Se for usado solo pesado, a drenagem deve ser feita na cova de plantio:
argila expandida;
pedra fina triturada;
tijolo quebrado.
Ao plantar em solo arenoso, você precisará adicionar uma pequena quantidade de argila, que retém a umidade e os nutrientes ao organizar a alimentação.
O local de pouso de Edelweiss deve ser bem iluminado pelo sol. À sombra, o damasco também dá frutos, mas o rendimento diminui significativamente. É melhor plantar a muda atrás de uma cerca ou casa para que não haja vento. Não é desejável colocar esta variedade em terras baixas, tanto o lado norte como o lado leste não são adequados para tal. A localização ideal é uma encosta vindo do sul ou oeste.