- Autores: UM. Venyaminov
- Apareceu ao cruzar: Lewise x Pólen Mix (Camarada x Melhor Michurin)
- Altura da árvore, m: 4-5
- Escapes: Grosso
- Peso do fruto, g: 35-60
- Forma de fruta: arredondado, bastante fortemente achatado lateralmente
- Pele : tem forte pubescência, bom
- Cor de fruta: amarelo esverdeado, amarelo quando totalmente maduro, geralmente sem rubor
- Cor da polpa : laranja claro
- Polpa (consistência): médio, crocante
O damasco para sobremesa é uma variedade muito popular entre as culturas de frutas com caroço, que é amplamente cultivada na parte central da Rússia. A demanda se deve ao cuidado despretensioso, alta resistência à geada, além de excelente produtividade.
História de criação
Apricot Dessertny apareceu no Instituto Agrícola de Voronezh. Os autores da variedade são os cientistas A.N. Venyaminov e L.A. Dolmatova. No processo de polinização, foram utilizadas as seguintes formas parentais - Lewise e uma mistura de pólen (Best Michurin e Comrade). A variedade não está listada no Registro do Estado, mas isso não afeta sua popularidade. A sobremesa de damasco é dividida em zonas na região da Terra Negra Central, bem como na parte sul da Rússia.
Descrição da variedade
O damasco é uma árvore de tamanho médio, de crescimento rápido, que se caracteriza por uma copa extensa, de forma arredondada, com folhagem fraca e folhas verdes brilhantes. Uma característica da árvore frutífera é a tendência à formação maciça de novos brotos, exigindo desbaste regular e forte rachadura da casca das antigas plantações. Em um ambiente favorável, o damasco cresce até 5 metros de altura. O ciclo de vida de uma árvore é de 12-15 anos.
A árvore começa a florescer cedo, final de abril - início de maio. Neste momento, a coroa esférica é coberta com grandes flores de cinco pétalas de uma cor branca como a neve. O damasco em flor tem um perfume incrivelmente doce que atrai as abelhas. A floração dura 10 dias.
Características da fruta
Variedade Sobremesa é uma espécie de alperce de frutos grandes. Uma árvore adulta produz damascos que pesam de 35 a 60 gramas. O fruto apresenta formato arredondado com lados achatados. Na fase de maturação técnica, os damascos apresentam uma cor amarelo esverdeada uniforme. Os frutos maduros são cobertos por uma rica capa amarela, que às vezes se dilui com uma dispersão de pontos avermelhados (blush borrado). A casca do fruto é fina, ligeiramente brilhante, com pubescência densa, o que confere ao fruto um aspecto aveludado. O damasco é mantido em caule espesso e curto.
Os damascos colhidos podem ser facilmente transportados e também podem ser armazenados em local fresco (8-10 graus) por cerca de 2 semanas. As sobremesas são ideais para comer frescas, para serem transformadas em conservas, compotas, suflês, compotas, bebidas de fruta, podendo também ser congeladas e secas.
Qualidades de sabor
Esta variedade é famosa pelo seu bom gosto. A polpa laranja-clara tem uma polpa macia, carnuda, moderadamente firme, ligeiramente crocante e suculenta. O sabor é harmonioso - doce, perfeitamente combinado com acidez picante. Um pequeno caroço amargo é facilmente separado da polpa de damasco. A vantagem da fruta é um aroma frutado fortemente pronunciado que não desaparece mesmo após o tratamento térmico.
Amadurecimento e frutificação
O damasco é caracterizado por um período de maturação médio. As frutíferas começam a frutificar no 4º ano após o plantio. Os damascos amadurecem em épocas diferentes, lentamente, de modo que o período de frutificação é ligeiramente atrasado - dura até 1 mês. Você pode saborear frutas na primeira década de julho. O amadurecimento em massa começa em meados de julho e dura até meados de agosto.
Produção
A sobremesa de damasco é considerada uma variedade frutífera. Até 45 kg de damascos podem ser colhidos de uma árvore adulta por temporada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Sobremesa de Damasco autofértil. A safra de frutas não precisa de polinização cruzada, mas as árvores de damasco plantadas nas proximidades com períodos de floração semelhantes podem aumentar a produção em um quarto. As variedades de polinização produtiva são: Lel, Condessa, Triunfo do Norte, Infantil, Monastyrsky.
Crescendo e cuidando
Para o plantio da sobremesa de damasco, adquire-se uma muda de dois anos com uma raiz forte e uma altura de pelo menos 100-120 cm As árvores são plantadas no outono (início de outubro) ou na primavera (abril). Deve estar seco e calmo no dia do plantio. A distância entre os plantios deve ser de 5 a 6 metros, para que não se formem sombras, o que prejudica a cultura do damasco.
A agrotecnologia do damasco consiste em uma série de medidas padrão - irrigação, alimentação, formação de copas, desbaste e remoção de galhos secos, afrouxamento e remoção de ervas daninhas da zona próxima ao caule, cobertura morta, prevenção de doenças e preparação para o inverno.
Os fertilizantes são aplicados no 4-5º ano após o plantio, pois antes já se faz bastante curativo no plantio de uma árvore. A formação da coroa é realizada durante os primeiros cinco anos. Para prolongar a vida da árvore, recomenda-se a poda anti-envelhecimento.
Além disso, é recomendável proteger a casca da árvore de roedores. Para isso, uma malha de metal de granulação fina é instalada ao redor do cano.
Resistência a doenças e pragas
O damasco é resistente a muitas doenças fúngicas e pragas - pulgões, vermes da folha e traças da ameixa. A árvore é extremamente raramente exposta a coccomicose e moniliose, o principal é que não há nenhuma fonte de infecção por perto.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade tem boa resistência à geada, suportando uma queda na temperatura de -18 ... 20 graus, mas as flores podem desmoronar durante as geadas recorrentes da primavera. Apesar da resistência ao frio, o damasco precisa de abrigo para o inverno. O sistema radicular é protegido pela cobertura morta da zona peri-tronco. Feno, serragem ou folhas caídas são usados como cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ser espessa - 15-20 cm. As árvores jovens são envolvidas com estopa.Um damasco plantado na região sul não precisa de abrigo, pois isso pode levar ao apodrecimento do sistema radicular ou ao aparecimento de infecções fúngicas.
Requisitos de localização e solo
A muda de damasco é colocada na parte sul do jardim, onde há muito sol, luz e calor, mas há proteção do vento norte e das correntes de ar. Além disso, é importante que o lençol freático seja profundo, o que evitará o acúmulo de umidade nas raízes.
Um solo solto, respirável, permeável à umidade e nutritivo com um nível de acidez neutro se tornará favorável para o crescimento e desenvolvimento de uma árvore frutífera. É melhor se for argila, arenito ou solo de jardim com húmus.