- Autores: Estação de pesquisa Artyomovsk na região de Donetsk
- Altura da árvore, m: 3,5-4
- Flores: branco ou rosa claro, tamanho pequeno
- Peso do fruto, g: 50-80
- Pele : magro, ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: marrom, quase marrom
- Cor da polpa : brilhante, vermelho-laranja
- Polpa (consistência): suculento, firme
- Gosto de fruta: doce e azedo, especial, com adstringência perceptível
- Tamanho do osso: pequena
Os híbridos exóticos intergenéricos estão ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Um dos híbridos de maior sucesso é o damasco Black Prince.
História de criação
O príncipe negro é uma variedade bastante jovem, embora as informações sobre a época de sua criação sejam imprecisas. Provavelmente, apareceu no final dos anos 90. Ele foi criado no berçário experimental Artemovskaya no vilarejo de Yagodnoye, distrito de Bakhmutskiy, região de Donetsk. O viveiro está localizado no sudeste da Ucrânia, na zona de estepe florestal com clima favorável e solo fértil. No entanto, esta região é caracterizada por geadas recorrentes até -30 ° C e geadas de primavera. Portanto, muitas variedades de frutas com caroço de Donetsk criam raízes perfeitamente na Rússia Central.
Para obter o Príncipe Negro, os criadores da estação cruzaram o damasco comum e a ameixa cereja de jardim de frutos tardios resistentes à geada pelo método de polinização cruzada. A variedade não passou no registro estadual, no entanto, como outros tipos de damascos pretos. Hoje, as mudas do Príncipe Negro estão amplamente representadas e estão disponíveis para compra em viveiros do Território de Donetsk, Crimeia, Kuban e da Região Central da Terra Negra da Rússia, por exemplo, na Região de Voronezh.
Descrição da variedade
Apricot Black Prince é o maior dos híbridos negros. É uma variedade de alto rendimento, autopolinizada, de maturação tardia, bastante resistente ao inverno e resistente ao inverno, com boa imunidade a doenças. Forma uma árvore de tamanho médio com até 4 m de altura com copa compacta e sem muita densidade. A casca do tronco apresenta tonalidade verde escura, as folhas são serrilhadas e pequenas. No período de 3 a 6 anos, alguns espinhos-espinhos podem aparecer nos ramos do esqueleto da árvore.
Características da fruta
Os damascos do Príncipe Negro têm forma redondo-ovalada, grandes em tamanho e pesando 50-60 g. Em condições climáticas favoráveis e tecnologia agrícola cuidadosa, o peso dos frutos chega a 80-90 g. Vinho-borgonha, ligeiramente pubescente fino a casca da fruta torna-se ainda mais escura quando totalmente madura, quase marrom-escura. A polpa do corte é firme, suculenta, laranja brilhante, com veios vermelhos. O aroma não é forte, mas característico, de damasco. O caroço não é grande, sai com dificuldade da polpa nos frutos de maturação média, e nos mais maduros separa-se bem.
Qualidades de sabor
O sabor é doce e azedo, rico e incomum, com notas de damasco, ameixa cereja e até ameixa. Nos frutos mais maduros, torna-se sobremesa, muito doce, a lembrar nectarina. Difere nas notas picantes ácidas, que são inerentes à ameixa cereja e incomuns para o damasco comum. O propósito é universal: os damascos podem ser consumidos frescos, usados como recheio de tortas, compota com eles ou preparado no próprio suco. É verdade que a casca da fruta nesses espaços em branco muitas vezes se rompe. Os damascos pretos tornam a geleia especialmente saborosa e bonita. Geleia e marshmallows também são feitos com eles.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento tardio é uma característica do Príncipe Negro. O período de frutificação principal depende da região e ocorre no intervalo de meados de julho nas regiões do sul até o final de agosto (e mesmo antes da primeira década de setembro) nas regiões mais ao norte.
A árvore costuma frutificar já no segundo ano de vida, mas para aumentar a massa verde e o crescimento da copa, pode-se tirar a cor e aguardar a frutificação por 3 anos. Este damasco frutifica anualmente, sem períodos de descanso.
Produção
A variedade é valorizada por seu alto rendimento. Uma abundante colheita recorde de 35-50 kg que o Príncipe Negro pode não trazer todos os anos, mas 20-30 kg por árvore anualmente pode ser considerada um bom indicador.
A transportabilidade e a qualidade da conservação da casta são elevadas, mas isto apenas se aplica aos frutos em fase de maturação removível. Esses frutos ligeiramente verdes são elásticos, são fáceis de coletar e podem ser transportados sem problemas. Se você deixar a colheita na árvore até que esteja totalmente maduro, então os damascos maduros tornam-se muito macios e macios, eles se desintegram, quebrando no chão, e os frutos coletados em baldes e caixas se dobram, racham, fluem e se deterioram.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A árvore Black Prince é autofértil, não necessita de polinização forçada e da vizinhança obrigatória de outras variedades. No entanto, muitos jardineiros observam que o plantio de várias cerejeiras, damascos ou ameixeiras que coincidem em termos de floração aumenta o número de ovários e aumenta a produção.
A época de floração desta variedade é tardia, em meados do final da primavera, quando já não existe o risco de geadas recorrentes. A árvore floresce abundantemente, branca ou rosa-branca.
Crescendo e cuidando
O Príncipe Negro é uma cultura despretensiosa que não exige cuidados excessivos e constantes. O plantio é realizado no outono (setembro-outubro) nas regiões quentes e na primavera (abril-maio) nas regiões mais ao norte. Uma distância de 3-4 m é mantida entre a muda e outras árvores.
O damasco preto é capaz de sobreviver a um curto período de seca e a cobertura morta do círculo do tronco ajuda a preservar a umidade nas raízes. O excesso e a estagnação de umidade também devem ser evitados. Uma árvore jovem precisa de rega mais abundante: durante o plantio, durante a floração, quando os frutos se criam e crescem e após a colheita.
Mas com os fertilizantes que são aplicados no solo de plantio, a muda vai durar 2 anos. Em seguida, eles são adicionados sazonalmente, alternando suplementos de nitrogênio e potássio-fósforo.
Apesar do crescimento compacto dos ramos, a árvore requer uma poda sanitária, rejuvenescedora e formativa. A coroa geralmente tem o formato de uma tigela.
Resistência a doenças e pragas
Este híbrido distingue-se pela imunidade invejável às principais doenças das culturas de frutas com caroço. A árvore raramente é afetada por uma doença comum do damasco e da ameixa, como a mancha perfurada. O Príncipe Negro é resistente ao citosporium e à moniliose, que causa murcha das folhas, ressecamento das flores e apodrecimento dos frutos.Mesmo nas proximidades de uma árvore doente, a muda do Príncipe Negro pode não ser infectada por uma infecção fúngica.
O ataque de pragas pode ser evitado por meio de medidas agrícolas e pulverizações preventivas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A árvore Black Prince pode suportar temperaturas de até -30 ° C. Nas regiões da Ucrânia e da Rússia, com a probabilidade de clima frio de inverno mais severo, a árvore deve ser coberta com agrofibra ou saco, e a zona próxima ao tronco deve ser coberta com ramos de abeto ou feno.
Requisitos de localização e solo
Recomenda-se o plantio de uma muda ou broto no tronco, na parte ensolarada do local, em local protegido de correntes de ar, mas com boa circulação de ar. A árvore não exige muito do solo, mas o solo fértil e solto é ideal. Um ponto importante: o plantio não deve ser feito em terras baixas, onde a umidade das chuvas anteriores ou da neve derretida pode estagnar. Não plante árvores em áreas com altos níveis de lençol freático.