- Autores: Eremin Gennady Viktorovich, Isachkin Alexander Viktorovich
- Sinônimos de nomes: Damasco preto
- Ano de aprovação: 2006
- Altura da árvore, m: 3
- Flores: grande, branco ou rosa claro
- Peso do fruto, g: 30
- Pele : pubescente, sólido, fino
- Cor de fruta: roxo escuro
- Cor da polpa : amarelo, rosa na pele
- Polpa (consistência): densidade média, suculento
Algumas frutas e vegetais conseguem surpreender não só pelo sabor, mas também pelo seu aspecto invulgar. Damascos da variedade Black Velvet estão entre eles. Pele escura, quase preta, carne rosada. E, o mais importante, tudo isso complementa o sabor agradável. Infelizmente, você não pode ver essa variedade nas prateleiras das lojas em todos os lugares e nem sempre.
Mas para os jardineiros, isso não é um problema. O veludo preto prospera em jardins domésticos na maioria das regiões.
História de criação
Uma variedade de reprodução criada em 1994 na Crimeia por G.V. Eremin e A.V. Isachkin. Surgiu como resultado do cruzamento do damasco preto americano com a ameixa cereja. Em 2005, Black Velvet foi inscrito no Registro Estadual.
Descrição da variedade
Árvore baixa, de copa arredondada, de densidade média, espalhada, e folhas verdes brilhantes de tamanho médio, pontiagudas nas pontas. As flores são grandes, rosa claro ou brancas.
Características da fruta
Em tamanho, os frutos são um cruzamento entre ameixa cereja e damasco. Seu peso médio é de 25-30 g e o formato do fruto é redondo-ovalado. Eles têm uma pele púrpura, púrpura e aveludada. Os damascos verdes são esverdeados, começam a escurecer mais perto da maturação. O caroço é pequeno, mas difícil de separar da polpa amarelo-avermelhada.
Qualidades de sabor
Os damascos desta variedade são suculentos, doces, mas com uma acidez perceptível. O aroma é agradável, leve. Adequado para consumo in natura e enlatamento.
Amadurecimento e frutificação
As árvores Black Velvet crescem lentamente, adicionando cerca de 15 cm por temporada. O damasco começa a dar frutos no 3-4 ano após o plantio. Os frutos atingem a maturidade em julho, no final do mês. Nas regiões Norte, o prazo é deslocado para agosto.
Produção
Uma árvore dá pelo menos 50 kg de frutos por temporada. A safra é altamente transportável e pode ser armazenada em condições adequadas por cerca de 3 meses.
Condições para armazenamento de longo prazo:
os frutos devem ser colhidos um pouco antes de atingirem a maturidade;
devem ser colocados em caixas em, no máximo, 3 filas;
o local de armazenamento deve ser bem ventilado.
Regiões em crescimento
A variedade foi dividida em zonas na região do Cáucaso do Norte, mas também se sente bem na faixa do meio. A única sutileza é que em regiões com clima frio e instável, é melhor formar árvores sem tronco ou como arbustos.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Parcialmente autofértil. Para atingir um alto rendimento, as árvores polinizadoras, por exemplo, ameixa ou cereja, devem crescer nas proximidades.
Crescendo e cuidando
Para que um damasco se sinta bem e agrade com frutas, várias condições devem ser observadas desde o momento da compra de uma muda.
É melhor comprar mudas no outono. Devem ser espécimes anuais ou bienais com um forte sistema radicular.
No inverno, até o plantio, deve ser armazenado em uma sala com temperatura de + 1 ... 5 ° C. As raízes devem ser mergulhadas em argila e verbasco (1: 1), envoltas em um pano úmido e colocadas em um saco incompletamente fechado.
Os horários de coleta variam de acordo com a região. Na maioria das vezes é primavera, quando a terra já começou a aquecer, mas o fluxo de seiva ainda não começou nas plantas.
As dimensões do poço de pouso são 80 cm de diâmetro e 80 cm de profundidade.
Antes do plantio, o solo é fertilizado antecipadamente, ainda no outono, com uma mistura de nutrientes composta por:
solo superficial;
alguns litros de cinzas;
3 baldes de húmus;
300 g de superfosfato.
Se não foi possível preparar o local com antecedência, imediatamente antes do plantio, devem ser adicionados ao solo 20-25 g de cloreto de potássio e 35 g de superfosfato.
No buraco, você precisa fazer um pequeno montículo e colocar nele as raízes da muda. Espalhe-os. Cubra com terra.
O colar da raiz deve ser aprofundado no solo em 4 cm (em 11 - em solos franco-arenosos). O local do enxerto deve ficar 5 cm acima do solo.
A terra ao redor e a própria muda devem ser regadas abundantemente, bem como adubadas.
É aconselhável cortar a muda, deixando 70 cm e 5 botões de crescimento.
A variedade não requer cuidados complexos. A principal coisa a prestar atenção é a rega. O veludo preto não tolera tempo seco. Ele precisa de 2 a 3 baldes de água a cada duas semanas. Aumente a rega no período de frutificação.
A fertilização da planta deve ser iniciada no 5º ano de vida. Na primavera, são introduzidos compostos contendo nitrogênio, mais tarde, no início de junho, compostos de potássio. Os fosfatos são usados em outubro.
Também vale a pena prestar atenção à poda de árvores. Nos primeiros 5 anos, a forma da coroa é fixa:
no segundo ano de vida, na primavera - poda a 5 cm do tronco de todos os ramos;
no futuro - poda de verão e outono.
As seções precisam ser processadas com grama de jardim.
Resistência a doenças e pragas
A planta possui forte imunidade e é resistente à maioria das doenças fúngicas.
Infelizmente, o quadro com as pragas não é tão otimista. Vários insetos podem estragar a vida da variedade.
Gall midge ocular. Você pode combatê-lo usando produtos químicos, coletando e destruindo peças danificadas.
A mariposa estava se despindo. É liquidado por Karbofos. As armadilhas para borboletas são usadas para prevenção.
A curuquerê é tímida. Você pode lutar contra "Fufanon" ou "Karbofos".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Uma das principais vantagens da variedade em questão é sua resistência ao gelo. As flores não caem durante a geada e a produção até aumenta, de acordo com os jardineiros. No entanto, essa propriedade não pode ser abusada, e ainda é melhor cobrir a árvore para o inverno.
Requisitos de localização e solo
O plantio de Black Velvet deve ser feito na face sul, em local iluminado, não alagado e não ventilado. É estritamente proibido o plantio em várzeas e áreas com abundante lençol freático. O melhor de tudo, se não for uma encosta íngreme.
O solo deve ser solto, com acidez moderada. Solo arenoso e argiloso não funcionam para esta variedade.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros fica satisfeita por ter escolhido esta variedade particular de damasco preto. Eles notam sua frutificação utilizável, mesmo em condições bastante adversas. No entanto, pode haver problemas com a colheita se não houver árvores polinizadoras suficientes nas proximidades.
As sensações gustativas das frutas são ditas "inesperadas" e "interessantes", dizendo que num primeiro momento este damasco pode até ser confundido com ameixa cereja. As frutas costumam ser consumidas diretamente do galho, mas eles notam que as compotas e geléias desses damascos valem muito a pena.
Das deficiências, o tamanho muito pequeno dos damascos é o mais frequentemente chamado.
Se isto não te incomoda e já estão a crescer no local ameixas, ameixas cereja ou damascos de outras variedades, então Black Velvet será um excelente complemento e decoração da colecção de jardim. Despretensiosa no cuidado, possuindo frutas lindas e saborosas, é capaz de agradar até um jardineiro amador sofisticado.