- Autores: UM. Venyaminov, L.A. Dolmatova
- Sinônimos de nomes: campeão norte
- Altura da árvore, m: Até 5
- Escapes: Grosso
- Flores: Rosa pálido
- Peso do fruto, g: 30-65
- Forma de fruta: oval
- Pele : pubescente, espessura média
- Cor de fruta: laranja, no lado ensolarado um blush delicado
- Cor da polpa : Laranja
O nome do Damasco Campeão do Norte inspira esperança para safras recordes. Mas nem tudo é tão simples - vale a pena estudar até as melhores plantas para se obter um bom resultado. As características botânicas gerais de tal cultura também merecem atenção.
Descrição da variedade
É importante ressaltar que essa variedade não consta do Registro Estadual da Rússia. A planta tem um sinônimo oficial - campeão do norte. Seus desenvolvedores foram os criadores Venyaminov e Dolmatova. O damasco, universal em sua finalidade, cresce com muito vigor e pode subir até 5 m. Sua copa esparsa parece tão atraente quanto espessa, brotos de desenvolvimento lento, e contra o fundo de folhagem verde-claro lisa, em determinado momento, flores de uma cor rosa pálido aparece.
Características da fruta
Os frutos grandes do Campeão do Norte pesam de 30 a 65 g, são frutos ovais alaranjados de um lado e ao sol adquirem um tom insaturado. A casca é de espessura média e coberta por penugem. O osso atinge um tamanho grande. É bastante simples separar esse osso da massa principal do fruto.
Qualidades de sabor
A polpa dessas frutas é um pouco seca. Mas esta propriedade não a impede de ter um sabor adocicado agradável. A parte central da fruta é especialmente doce. Os provadores dão a esta variedade uma nota de 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Você pode esperar pela colheita da 3ª temporada (sem contar a época de plantio). A planta possui um prazo médio de maturação. Ela florescerá normalmente no último terço de abril e na primeira década de maio. A colheita de frutas geralmente começa na virada de julho e agosto. Mas, é claro, as condições climáticas interferem imperiosamente na vida da cultura e podem mudar essas datas.
Produção
A alegada capacidade de produzir uma média de 20-25 kg de frutas por árvore por temporada. É claro que tal resultado só é possível com tecnologia agrícola competente. Outra nuance é que todos os frutos colhidos são bem transportados, o que abre perspectivas comerciais adicionais.
Regiões em crescimento
Esse damasco pode ser plantado com sucesso em:
Tambovskaya;
Voronezh;
Kursk;
Belgorod;
Oblastos de oriol (e potencialmente em locais com um clima mais ameno do sul, mas seu uso não foi desenvolvido lá).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O campeão do Norte é fértil. Mas a presença de plantas polinizadoras, como sempre, é muito benéfica para o desenvolvimento normal dessa cultura. Qualquer variedade com dinâmica de desenvolvimento semelhante pode ser selecionada.
Crescendo e cuidando
Esta variedade apresenta uma excelente taxa de regeneração. Até mesmo seus botões de flores podem se recuperar. Em condições de calor intenso e prolongado, é suficiente regar as árvores de forma mais ativa e cobrir o solo ao redor delas.Aconselha-se plantar o Campeão do Norte no início da primavera para se antecipar ao movimento dos sucos. O momento exato é determinado pelo clima e pelo tempo atual.
O plantio de outono também é possível, mas neste ponto é importante que o enraizamento ocorra antes do frio intenso. As inundações pelas águas do solo são absolutamente inaceitáveis. Para se proteger de sopros, vale a pena usar as sombras do vento dos edifícios. Champion of the North é extremamente mal tolerado próximo a outras plantas frutíferas, exceto para polinizadores diretos. Não deve haver erva-moura ou morangos de jardim nas proximidades.
Tradicionalmente, é recomendado para esta variedade usar mudas com não mais de 2 anos com um sistema radicular forte e ramos sólidos. Um poço de pouso é preparado pelo menos 20 dias antes do desembarque. Turfa baixa e areia grossa são adicionados a ele, que é levado junto com o húmus. Imediatamente após o plantio, a cobertura morta é colocada no topo. O Campeão do Norte deve ser regado 4 vezes durante a estação de cultivo, usando 50 litros de água cada; especialmente nos períodos de seca, a irrigação é intensificada.
Após cada rega, os damascos devem ser afrouxados. O mesmo é feito após uma forte chuva. Os fertilizantes devem ser aplicados 3 anos após o plantio. Na primavera, as plantas precisam de reposição de nitrogênio. O composto é trazido no outono. No 4º ano de desenvolvimento, a poda e a formação da copa costumam ser interrompidas; muito importante para o Campeão do Norte é a proteção contra moniliose, manchas perfuradas, gorgulhos, pulgões, mariposas e curuqueros.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A resistência às condições da estação fria não é uniforme. A própria árvore tolera muito bem a geada. Mas é provável que o frio danifique os botões das flores. A resistência a altas temperaturas é muito alta. É natural que todas essas qualidades se manifestem apenas com uma agricultura impecavelmente competente.
Requisitos de localização e solo
Recomenda-se aterrissar no lado sul dos lotes do jardim. Deve ser um lugar ensolarado, mas ao mesmo tempo protegido dos ventos cortantes. Um solo com acidez neutra é desejável. Entre esses solos, chernozem e argila são os mais adequados; é útil para controlar a frouxidão do solo para garantir a aeração do sistema radicular.
Visão geral da revisão
O cuidado com esta variedade é necessário, mas mínimo. O sabor da fruta resultante vai de encontro a todas as expectativas. Basicamente, a colheita é enviada para processamento. Desde que os polinizadores sejam plantados, a produtividade aumenta significativamente. A Champion of the North produz frutas bonitas e uniformes, que, segundo os jardineiros individuais, se distinguem por sua doçura especial.