- Autores: K.K. Mullayanov, A.E. Pankratova, V.I. Putyatin, I. G. Zamyatina (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Ano de aprovação: 1999
- Escapes: vermelho escuro, fino, reto, nu, muitas lentilhas
- Flores: pequeno, taça
- Peso do fruto, g: 16
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: principal - amarelo, tegumentar - antocianina, na forma de pequenos pontos
- Cor da polpa : laranja claro
- Polpa (consistência): médio, suculento
- Gosto de fruta: doce e azedo
Não faz muito tempo, o damasco era considerado apenas uma cultura do sul, não era muito comum nos jardins da Rússia central e era muito raro nos Urais e no leste. A variedade inicial de Chelyabinsky refuta completamente essa afirmação.
História de criação
Há muito tempo, Chelyabinsk é um centro conhecido de cultivo de variedades de damasco resistentes ao inverno. As investigações nesta direção foram iniciadas aqui em 1933, e continuam com sucesso nos dias de hoje. Assim, o Chelyabinsk cedo foi obtido com base no Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul. Os cientistas K. K. Mullayanov, I. G. Zamyatina, V. I. Putyatin, A. E. Pankratova trabalharam na sua criação, usando a polinização livre de uma muda de damasco da Manchúria em 1981. Foi possível isolar uma muda varietal em 1986. Em 1994, ela foi aceita para teste de variedade estadual e, em 1999, foi inscrita no Registro Estadual da Região dos Urais.
Descrição da variedade
A cultura é uma árvore de tamanho médio, a copa aberta arredondada da qual é ligeiramente elevada, tem densidade e folhagem média. Brotos finos e retos de um belo tom vermelho escuro, com forte ramificação, numerosas lenticelas protuberantes e botões protuberantes de tamanho médio estendem-se do tronco. As folhas são verde-escuras, enrugadas. As placas foliares são arredondadas, pontiagudas na base, com vértice pontiagudo alongado, bastante grande, com bordas serrilhadas.
A cultura da floração é precoce, as taças com botões rosados e as próprias pétalas são brancas e arredondadas. As flores são pequenas, a tigela da flor é uma taça. O pedicelo é muito curto. A frutificação ocorre principalmente nos ramos e esporas do bouquet.
Características da fruta
Os frutos do Chelyabinsk precoce não são muito grandes, têm 25X25X28 mm de tamanho, o peso médio dos damascos é de 12-16 g.Conforme arredondado, amarelo na cor principal, cor de capa antocianina em forma de pequenos pontos. A tonalidade da polpa é laranja em tons claros, a consistência é média em termos de densidade. A aparência dos damascos foi avaliada por especialistas em 4 pontos.
Qualidades de sabor
Um produto universal. Os damascos são suculentos, agridoces. Seu gosto foi estimado pelo comitê de degustação em 4,4 pontos. Composição:
- açúcar - 8,6%;
- matéria seca - 12,4%;
- ácido ascórbico - 8,1 mg / 100 g;
- caroteno 3,1 mg / 100 g.
Amadurecimento e frutificação
A cultura cultivada pelos criadores de Chelyabinsk começa a dar frutos na 4ª temporada. Pertence ao grupo dos damascos com maturação precoce e floração e maturação. A colheita vai amadurecer na 3ª década de julho.
Produção
A produtividade da cultura é média. Então, uma árvore de tamanho médio traz 15 kg de damascos de tamanho médio, mas saborosos.
Regiões em crescimento
O Chelyabinsk no início é zoneado para a região de Ural, e esta é a República de Bashkortostan, bem como as regiões de Kurgan, Orenburg e Chelyabinsk. Além disso, ela cresce bem na Sibéria Ocidental.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Chelyabinsk no início é parcialmente autofértil, portanto, precisa de polinizadores. O damasco Kichiginsky é considerado a melhor opção para o polinizador.
Crescendo e cuidando
O cuidado eficaz com a cultura em questão implica medidas tradicionais, incluindo poda oportuna, alimentação, proteção contra doenças e pragas de insetos. Ao cultivar o damasco precoce Chelyabinsk, é importante encontrar o local certo para o plantio com drenagem de alta qualidade, de preferência em uma colina. A melhor maneira de fazer o plantio nos Urais é no início da primavera, pois a estação de cultivo aqui é curta. No verão, a muda terá tempo de se esticar 50 cm, formar o tronco de uma árvore, assim como os brotos de crescimento. O melhor é fazer o plantio nos últimos dias de março ou no início de abril - nessa época nessa região o solo já deve descongelar.
Ao cultivar uma árvore de damasco, é muito importante realizar o trabalho sazonal a tempo. Assim, no outono, é preciso preparar a cultura para o inverno. Para proteger o sistema radicular, é recomendado cavar uma árvore com um diâmetro de 1–2 m. Em seguida, polvilhe palha com folhas, turfa e húmus com uma espessura de pelo menos 10–20 cm ao redor do tronco. Você ainda pode colocar palha , juncos ou milho por cima. É desejável cobrir o tronco com estopa.
Resistência a doenças e pragas
A cultura em questão é fracamente afetada por doenças fúngicas e insetos nocivos.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O Chelyabinsk early se distingue pela excelente robustez de inverno e resistência à geada. Quanto a um indicador como resistência à seca, é a média da variedade.