- Altura da árvore, m: Até 5
- Peso do fruto, g: 40-50
- Forma de fruta: oval
- Pele : ligeiramente pubescente, magro
- Cor de fruta: laranja com um blush avermelhado turvo
- Cor da polpa : Laranja
- Polpa (consistência): médio, suculento
- Gosto de fruta: doce, sobremesa
- Tamanho do osso: médio
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Os amantes da safra de damasco estão tentando plantar as variedades mais saborosas, despretensiosas e frutíferas do local. Isso inclui a variedade César de meia temporada, que não é absolutamente caprichosa, tolera bem o frio e dá grandes safras anualmente.
Descrição da variedade
César é uma árvore de tamanho médio com uma copa arredondada bem elevada. A árvore é caracterizada por forte ramificação, espessamento moderado com folhagem verde brilhante e um rizoma desenvolvido. Uma característica da árvore são os brotos flexíveis de tonalidade avermelhada. Em condições favoráveis, a fruticultura cresce até 4-5 metros de altura.
A árvore floresce no início - na primeira quinzena de maio. Nesta época, a copa compacta encontra-se densamente recoberta por grandes flores de cor rosa claro, que atraem os insetos com seu aroma adocicado.
Características da fruta
César é uma variedade de frutos grandes. Em uma árvore adulta, os frutos que pesam 40-50 gramas amadurecem. Os damascos têm forma oval, superfície aveludada com ligeira pubescência. Os frutos maduros são dotados de uma cor apetitosa - a cobertura laranja dilui-se com um blush avermelhado borrado. A casca do damasco é fina e elástica.
Os damascos César são ideais para enlatados, congelados, processados em compotas, compotas, conservas, marmeladas, molhos e também são incrivelmente saborosos com produtos frescos. Devido à densidade da polpa e à resistência da casca, os frutos toleram bem o transporte, podendo também ser armazenados por muito tempo.
Qualidades de sabor
Esta variedade é famosa pelo seu excelente sabor. A polpa alaranjada do fruto apresenta textura carnuda, firme, ligeiramente fibrosa, tenra e suculenta. A fruta tem um sabor harmonioso - a doçura de verão é perfeitamente complementada por notas refrescantes e um aroma brilhante de sobremesa. Os caroços de tamanho médio são facilmente separados da polpa de damasco.
Amadurecimento e frutificação
O damasco pertence à classe das variedades com períodos de maturação médios. A árvore começa a dar a colheita no 3-4 ano após o plantio. Você pode avaliar os primeiros frutos no meio do verão, e o amadurecimento em massa começa no final de julho - início de agosto. Devido às condições meteorológicas, os tempos de frutificação podem ser alterados em 1-2 semanas. A frutificação na árvore é estável - todos os anos. Os frutos são mantidos em caule encurtado e denso, sem se desintegrar.
Produção
A árvore tem rendimentos aceitáveis. Se você cuidar bem do damasco, ele certamente vai recompensá-lo com uma boa e saborosa colheita. Em média, 25-40 kg de fruta podem ser removidos de uma árvore. No primeiro ano de frutificação, a colheita pode ser modesta, o que é inerente a quase todas as culturas frutíferas - 5-8 kg de fruta.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O damasco é autopolinizado, por isso não é necessário plantar árvores doadoras, mas, de acordo com jardineiros experientes, eles contribuem para a polinização cruzada adicional, com a qual a produtividade aumenta em um quarto. Damascos com tempos de floração semelhantes são adequados para polinização cruzada.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar uma muda de damasco no início da primavera (segunda quinzena de abril), quando já passou a ameaça de retorno das geadas da primavera. A melhor taxa de sobrevivência é caracterizada por mudas de um dois anos de idade com um rizoma desenvolvido e uma altura de caule de 110-120 cm.
A tecnologia agrícola de uma árvore frutífera consiste em procedimentos básicos - rega moderada, especialmente durante os períodos de seca, aplicação de fertilizantes três vezes por temporada, afrouxamento e capina da zona próxima ao caule, formação de copa, remoção sanitária de ramos secos, prevenção de doenças e pragas ataques, preparação para o frio.
Resistência a doenças e pragas
A espécie tem uma forte imunidade inata, o que ajuda a árvore a resistir a muitos vírus e bactérias.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O damasco tem alta resistência à geada, por isso não tem medo de temperaturas de -40 ... 45 graus. Os botões de flores também são resistentes, praticamente não se desintegram. A árvore não precisa de abrigo, apenas árvores jovens e mudas são recomendadas para serem protegidas da geada. Antes do abrigo, o solo é bem coberto com cobertura morta e, em seguida, o caule e os galhos inferiores são embrulhados em estopa.
Requisitos de localização e solo
Fruticultura César ama o sol, a luz, o ar, tolera bem a seca prolongada. Recomenda-se escolher um terreno para uma árvore mesmo, talvez em uma pequena colina, o mais importante, não em terras baixas, onde muita umidade se acumula, o que tem um efeito prejudicial no sistema radicular. O local deve ser ensolarado, claro, espaçoso, e são necessárias cercas para proteção contra correntes de ar e ventos frios. É confortável para o alperce crescer em solos férteis, fofos, respiráveis e moderadamente úmidos com um nível de acidez neutro. Estes são solos argilosos, chernozêmicos ou podzólicos encharcados. Além disso, a água subterrânea deve ser profunda - 2-2,5 metros.