- Autores: Skvortsov A.K., Kramarenko L.A., FGBUN Main Botanical Garden nomeado após N.V. Tsitsina RAS
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: 3-4
- Escapes: reto, vermelho escuro, nu
- Flores: grande, 4 cm, branco
- Peso do fruto, g: 15
- Forma de fruta: arredondado
- Pele : espesso, pubescente
- Cor de fruta: tegumentar amarelo-laranja principal e vermelho-rosa
- Cor da polpa : laranja
O principal jardim botânico da Academia Russa de Ciências é o local onde decorreu o trabalho de criação da variedade, que está invariavelmente presente na lista das melhores árvores de fruto. O damasco Tsarsky passou por vários estágios de melhoramento e foi incluído no Registro do Estado como uma cultura para cultivo nas regiões centrais da Rússia. Desde o seu início, pode-se afirmar com segurança que o damasco pertence não apenas às culturas que podem dar frutos no sul, mas também podem crescer plenamente e agradar os jardineiros em um clima temperado, na zona intermediária da Federação Russa.
História de criação
O Damasco Tsarsky foi criado pelo então chefe do GBS RAS A.K.Skvortsov e pelo criador L.A. Kramarenko na década de 80 do século XX. O objetivo perseguido por cientistas botânicos era criar variedades resistentes à geada e que não congelam em um longo inverno. A dificuldade de sua tarefa era transmitir novos recursos úteis à planta do sul, e eles o conseguiram. Tsarsky é apenas um dos frutos de seu trabalho bem-sucedido. É capaz de crescer com sucesso e dar frutos saborosos nas regiões centrais.
O tandem científico conta com mais de cem desenvolvimentos por conta, sempre bem-sucedidos, mas o mais famoso deles é o único damasco Tsarsky, resistente a geadas severas, aceitando com calma as mudanças de temperatura e outras condições climáticas desfavoráveis. O método aplicado - polinização livre por três anos permitiu dar não só características valiosas para a criação, mas também excelente sabor. A versatilidade de utilização do fruto do sol deve-se à polpa densa, mas suculenta, tenra, com notas de acidez e um retrogosto pronunciado, longo e característico da fruta. A submissão ao Registro do Estado em 2004 é apenas uma declaração do sucesso da variedade cultivada, sua relevância para os jardineiros, aptidão para criação em locais com condições desfavoráveis localizados em zonas temperadas.
Descrição da variedade
O damasco Tsarsky é uma planta frutífera com uma estação de crescimento relativamente precoce. Planta com altura média (até 4 m), ramificações e brotos, além de excelente palatabilidade dos frutos e alta intensidade de crescimento. A menção invariável da decoratividade de uma planta com flor é apenas uma confirmação adicional da floração abundante quando a árvore está repleta de grandes flores brancas.
O cuidado despretensioso, a facilidade de colheita e os altos rendimentos são bônus adicionais da variedade, que é usada por jardineiros em áreas de condições climáticas adversas, antes privados da possibilidade de cultivar uma planta sulista que gosta de calor. O amadurecimento precoce torna atraente o uso de damasco Tsarsky para lucro comercial.
Características da fruta
Em algumas fontes, pode-se encontrar a afirmação de que os frutos não são grandes (de 15 a 20 g), mas apresentam outras vantagens indiscutíveis:
a pele é fina, de uma bela cor amarela, tostada com uma tonalidade rosa-framboesa por causa da luz do sol;
o caroço é pequeno, facilmente separável da polpa;
não será difícil removê-lo do caule;
o sabor original, abundância de suco e polpa de densidade média agradarão a qualquer pessoa;
versatilidade de uso devido ao aroma adocicado pronunciado e gosto residual agradável, que permanece mesmo após tratamento térmico intenso.
Depois de um período de três anos, o jardineiro tem a oportunidade de colher uma farta colheita de frutas para vender, comer, preparar as folhas para o inverno e assar. O pequeno tamanho é compensado não só pelo grande número de frutos, mesmo de uma árvore jovem, mas também pelas características gustativas únicas de cada damasco.
Qualidades de sabor
Os conhecedores de frutas exóticas falam sobre a singularidade do damasco Tsarskoe, que consiste na doçura da fruta e um leve azedume. Alguns especialistas encontram nele um sabor residual de abacaxi ou pêssego, mas o principal atrativo para o consumidor é um aroma acentuado de damasco, suculência e maciez de densidade média, derretendo literalmente na boca, adquirindo facilmente transparência no cozimento. Açúcar e ácidos são apresentados em uma proporção ótima de quase 8% a 1,6%.
Há mais potássio nas frutas do que nas variedades de sobremesa, assim como vitaminas e microelementos valiosos. Eles são preservados até mesmo quando processados em compotas e geleias, e permanecem quando congelados. 4,5 pontos na avaliação da degustação é um indicador claramente subestimado.
Amadurecimento e frutificação
A autofertilidade da variedade é um argumento de peso a favor do cultivo do damasco Tsarskoe, o que justifica seu nome não apenas pela capacidade de fazer praticamente sem regar durante toda a temporada. Amadurecimento precoce no final de julho - início de agosto, a capacidade de manter uma apresentação durante o transporte por uma longa distância são bônus adicionais ao rendimento inerente à variedade.
Produção
De uma árvore, você pode obter 26 kg com manutenção mínima. O cuidado e o maior atendimento às necessidades da planta elevam esse número para 40 kg. Pode-se potencializar a frutificação pela presença de outra variedade no local, com tempos de floração semelhantes. Em fontes especiais, indica-se o valor médio - 30 c / ha, mas as críticas dos jardineiros falam da possibilidade de aumentá-lo sem muito esforço e até com isca abundante - o damasco não gosta do excesso de fertilizantes no solo. A estabilidade do indicador de rendimento com a formação correta da copa de uma safra para outra é observada inalterada.
Crescendo e cuidando
Os especialistas recomendam comprar mudas de viveiros de reputação comprovada e cuidar disso com antecedência. Características úteis do damasco Tsarskoe tornaram-no uma cultura popular entre os jardineiros de climas temperados e frios. O plantio é recomendado no final de abril ou no outono, o mais tardar um mês antes do início do frio. Os requisitos do solo são folga e fertilidade suficiente. Se o solo não corresponde a eles, deve ser enobrecido. Para o desembarque, recomenda-se a direção sul, com baixa ocorrência de lençol freático. O caroço pode ser de tamanho variável, é determinado pelas dimensões do sistema radicular da muda.
Você deve cuidar dos vizinhos de damasco com antecedência - ele não tolera a vizinhança de Rosaceae e Solanaceae, groselhas e framboesas, cerejas e nozes. No momento do plantio, as raízes são regadas com um substrato nutritivo de húmus e fertilizante de fósforo, derramado com água na quantidade de 20-24 litros.
Se você desbastar os galhos dentro da copa, moldar em uma tigela, regar regularmente, a árvore recompensará generosamente o jardineiro. Se você caiar o tronco e cobrir os galhos com uma película fina, e cobrir o círculo próximo ao tronco, o damasco sobreviverá bem ao inverno.