- Autores: Jardim Botânico Estadual na Crimeia
- Altura da árvore, m: Até 5
- Peso do fruto, g: até 35-45
- Forma de fruta: oblongo, um pouco irregular
- Pele : bastante fino e delicado, com pubescência média
- Cor de fruta: amarelo claro, às vezes ligeiramente dourado
- Cor da polpa : amarelo claro, abacaxi, com uma leve tonalidade laranja
- Polpa (consistência): fibra fina, densidade média, muito suculenta
- Gosto de fruta: semelhante ao abacaxi: doce e azedo, com um gosto residual específico
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
O abacaxi damasco é uma variedade conhecida há muito tempo no sul da Rússia e na Ucrânia. No entanto, os jardineiros agora estão cultivando com sucesso em climas mais severos. Essa popularidade se deve ao sabor e aroma incomuns do abacaxi, bem como ao tamanho e suculência da fruta.
História de criação
A variedade original Shalakh apareceu pela primeira vez na Armênia. E Pineapple Apricot foi criado na Crimeia, no Jardim Botânico Estadual Nikitsky. Não fazia parte do Cadastro Estadual, mas era recomendado para reprodução em áreas de clima quente.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio cresce até 5 m de altura e tem uma copa arredondada e extensa. É propenso a engrossar. As folhas são grandes, verdes brilhantes, ásperas. A árvore dá frutos maiores do que outras variedades de damasco.
Características da fruta
O fruto pesando cerca de 35–45 g distingue-se por uma forma oblonga e uma cor amarelo claro, ligeiramente dourada. Quase não há blush característico na maioria das variedades de damasco. Ela se manifesta como uma mancha rosa pálida borrada.
A superfície da pele é ligeiramente pubescente, acidentada e aveludada ao toque. A polpa é amarelo claro, cor de abacaxi, levemente alaranjada. Ao lado da pedra, a polpa tem uma tonalidade mais intensa. A pedra separa-se bem da polpa.
Qualidades de sabor
O sabor da fruta se assemelha definitivamente ao abacaxi: doçura com um ligeiro azedume e um final de boca específico. A consistência da polpa é macia, moderadamente fibrosa, de densidade média. O damasco é muito suculento, com um sutil sabor de abacaxi. A pele é fina e macia, quase imperceptível quando comida. Há damascos frescos, mas todos os tipos de preparações feitas com eles são deliciosos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Abacaxi com maturação precoce é boa, os primeiros frutos são obtidos de 3 a 4 anos após o plantio. A colheita dos damascos de meia temporada fica pronta nos dias 15-25 de julho no sul, uma semana depois amadurece em clima temperado. Os damascos maduros não se esfarelam, mas podem ficar pendurados nos galhos por algum tempo. Os damascos maduros não são armazenados em temperatura ambiente por mais de 24 horas. Eles podem ser armazenados na geladeira por até 3-5 dias. O transporte é muito bem tolerado, sem perder qualidade e forma.
Os frutos maduros perdem o sabor, tornando-se rapidamente farináceos e brandos. Para saber se a fruta está madura, você só precisa conectar seu olfato. Quando você sentir um cheiro especial - abacaxi, é hora de colher. Não é recomendável colher frutas na fase de maturação técnica - as frutas vão adquirir maior suculência, mas não ficarão mais doces e aromáticas.
Produção
A variedade tem um bom rendimento. Após a primeira frutificação, a colheita é consistentemente abundante e anual. Mas, ao mesmo tempo, é extremamente importante cultivar a árvore em condições favoráveis.Durante a temporada, 50 kg de frutas são colhidos de uma árvore. Mas há informações de que, com o esforço devido, você consegue 150 kg de uma árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade do abacaxi alperce é alta, o que permite o plantio de uma árvore no local. No entanto, jardineiros experientes, conhecedores desta variedade em primeira mão, testemunham que na presença de outros damascos nas redondezas, para além de árvores de fruto (ameixa, pêssego, cereja, amora-preta), a colheita é mais generosa e saborosa.
Crescendo e cuidando
A melhor taxa de sobrevivência é observada em mudas de um ou dois anos com rudimentos de ramos esqueléticos e raízes bem desenvolvidas. Para escolher uma muda verdadeiramente varietal, e não uma muda, é necessário inspecionar o local da enxertia. Idealmente, é bem formado, sem espinhos protuberantes ou ulceração.
A árvore possui um poderoso sistema de raízes ramificadas. Se você planeja plantar 2 a 3 mudas e mais, elas são plantadas a uma distância de pelo menos 6 a 7 m uma da outra.
A cova de plantio é cavada bem fundo: até 75 cm com largura de 65 cm. Deve ser colocada uma camada de drenagem no fundo para evitar a estagnação da água nas raízes. O procedimento de plantio em si não requer que o jardineiro possua habilidades especiais.
Um suporte para a muda é instalado. Ao plantar, é importante não aprofundar o colo da raiz, deixando 7–10 cm acima do nível do solo, e regar abundantemente a árvore plantada. Você vai precisar de 20 a 25 litros de água. Assim que a muda for plantada, é hora de formar uma copa, encurtando o broto principal em um terço e cortar os laterais (se houver) para 2-3 brotos.
O fato de o Pineapple Apricot ter uma boa tolerância à seca não significa de forma alguma que a árvore possa se contentar com a precipitação natural. Na ausência de chuva, deve-se regar a cada 5 dias pela manhã e à noite, utilizando 30-50 litros de água por rega. No período mais quente, recomenda-se irrigar a copa.
Rendimentos elevados fornecem uma necessidade significativa de ingestão de nutrientes. Todos os anos, no início da primavera, uma mistura de 10-15 litros de húmus, 150 g de farinha de dolomita e 20-25 g de fertilizantes de nitrogênio é distribuída na área do círculo do tronco por 1 m 2 da parcela.
No meio do outono, a árvore precisará de fertilizantes de potássio e fertilização com fósforo (30-50 ge 100-120 g, respectivamente). Na fase de formação do ovário e 20 dias antes da frutificação, um agente complexo é introduzido para as árvores frutíferas.
É impossível prescindir da poda, pois a copa do damasco tem tendência a engrossar. Uma configuração de coroa esparsa em camadas é considerada adequada para esta variedade. A formação leva de 3 a 4 anos. Se for necessário limitar a altura da árvore antes que ela cresça para 2,5–3 m, é melhor dar forma à árvore no formato de uma tigela.
A maior parte do trabalho de poda sanitária e formativa ocorre na primavera. A temperatura mínima na qual é permitido fazer isso é considerada de -5 ° C.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade de damasco demonstra boa imunidade a muitas doenças e pragas. Também é bastante resistente à doença de clasterosporium.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O abacaxi é uma variedade do sul e termofílica, respectivamente, sua robustez no inverno é baixa. Sem abrigo, um damasco pode sobreviver ao inverno apenas no sul, em um clima subtropical, com menos frequência na Rússia central. É aconselhável fazer um seguro e organizar um abrigo. Especialmente as árvores que não atingiram a idade de 3 anos precisam disso. Mesmo os espécimes danificados no inverno têm todas as chances de se recuperar sem muitos danos no próximo verão.
Requisitos de localização e solo
Como qualquer árvore de damasco, esta cultura prefere crescer em local aberto e bem iluminado, sob o sol. O sombreamento prejudica a produção, o tamanho e o sabor da fruta.
Aumento dos requisitos para este damasco e para a qualidade do substrato. Solo muito leve, argiloso ou turfoso não é adequado para ele. Deve ser solto e fértil, com acidez neutra ou levemente alcalina.
Em princípio, o damasco não suporta correntes de ar frio, especialmente porque rajadas fortes podem simplesmente "soprar" frutas maduras dos galhos antes que possam ser colhidas. Embora os damascos verdes não sejam propensos a derramar.