- Autores: G.T. Kazmin (DalNIISH)
- Ano de aprovação: 1979
- Escapes: espessura média, reta, marrom-avermelhada no lado ensolarado, esverdeada no dorso
- Flores: grande, rosa, taça
- Peso do fruto, g: 26,2-32,4
- Forma de fruta: arredondado-alongado, em forma de bico em direção ao ápice
- Pele : magro, aveludado pubescente
- Cor de fruta: amarelo brilhante, no lado ensolarado coberto com um blush carmim brilhante, com pontos carmim escuros
- Cor da polpa : Laranja
- Polpa (consistência): macio, denso, suculento médio, crocante
Ao escolher uma variedade de damasco para plantar no país, deve-se prestar atenção, em primeiro lugar, à simplicidade da tecnologia agrícola e às condições de cultivo, e depois interessar-se pelo rendimento, pela aparência, principalmente se não houver experiência no cultivo de frutas. As variedades despretensiosas incluem o damasco Amur.
História de criação
O Cupido de Damasco é uma variedade popular de criação doméstica, criada no Far Eastern Research Institute of Agriculture há mais de 70 anos. Os criadores desta espécie são os cientistas G. T. Kazmin e V. A. Marusich. Apricot Best Michurinsky e uma mistura de pólen de 4 variedades foram usados como formas parentais. O damasco foi adicionado ao Registro Estadual de Culturas Varietais em 1979. Ideal para cultivo na zona intermediária da Federação Russa. Além disso, o damasco é produtivo nas condições climáticas do Extremo Oriente, Urais e Sibéria.
Descrição da variedade
O Cupido é uma árvore compacta, de tamanho médio, com um tronco semicorte e uma forma de copa arredondada-alongada, que é fortemente espessada com folhagem verde-esmeralda que não cai até a geada. A árvore é caracterizada pelo crescimento de ramos em ângulos retos, bem como pela perfeita lisura da casca com grande número de lentilhas. A árvore cresce bem devagar. Em um ambiente favorável, uma árvore adulta atinge a altura de 3 metros, e o diâmetro da copa não ultrapassa 3,5 m.
O damasco floresce em meados de maio. Durante este período, a árvore fica densamente coberta por grandes flores de taça rosa, exalando um aroma incrível.
Características da fruta
Cupido é uma variedade de frutos pequenos caracterizada por uma forma incomum de fruto - redondo-alongado com uma ponta alongada. O peso médio do fruto é de 26,2-32,4 g. Um damasco maduro tem uma cor amarela brilhante, diluída do lado ensolarado com um rubor carmim borrado na forma de manchas e pontos. A casca da fruta é fina, densa, aveludada, mas não uniforme. O damasco é mantido em caule encurtado. A sutura abdominal é fraca.
A vantagem da variedade é considerada boa transportabilidade, amaciamento lento dos frutos e longa manutenção da qualidade - até 2 semanas. O objetivo dos damascos de mesa é universal. As frutas são consumidas frescas, processadas em geleias, conservas, compotas, inteiras enlatadas e também amplamente utilizadas na culinária.
Qualidades de sabor
Esta variedade de damasco é famosa por seu excelente sabor e comercialização. A polpa laranja-clara tem uma textura carnuda, macia, crocante, firme e bastante suculenta. O sabor da fruta é equilibrado - doce e azedo, complementado por um aroma refrescante. Uma pedra média com um núcleo adocicado é facilmente separada da polpa da fruta.
Amadurecimento e frutificação
O damasco é caracterizado por um período de maturação médio. A primeira colheita é esperada 3-4 anos após o plantio. A árvore dá frutos anualmente, sem passes. Você pode saborear as frutas na segunda semana de agosto.O pico de maturação em massa ocorre na década de 2-3 de agosto.
Produção
O indicador de rendimento é alto. Em média, uma árvore produz de 35 a 45 kg de damasco. Árvores de 5 a 7 anos se distinguem pelo maior rendimento, do qual cerca de 50 kg podem ser removidos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil, portanto, polinização cruzada adicional deve ser fornecida. As variedades de damasco Akademik, Khabarovsky e Kichiginsky, plantadas a uma distância de 3 metros, são perfeitas como árvores doadoras.
Crescendo e cuidando
O plantio de uma muda de damasco é realizado em abril ou início de outubro. A muda deve ter de um a dois anos com raiz desenvolvida e altura de pelo menos 100 cm.Vizinhos indesejáveis para a cultura são cereja, ameixa e pêra.
Os cuidados incluem procedimentos básicos - regar regularmente, apesar de a árvore ser resistente à seca, adubar três vezes por estação, arar e capinar o solo, prevenir doenças, dar forma à copa, retirar ramos secos, fazer cobertura morta e preparar a geada.
Resistência a doenças e pragas
Cupido é dotado de alta imunidade a fungos e doenças do clasterosporium, mas moderadamente resistente à moniliose. Em caso de erros na tecnologia agrícola, a árvore pode ser atacada por pragas de insetos - mariposas, pulgões e curuquerê.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Cupido é o dono de alta resistência à geada, portanto, ele tolera firmemente quedas de temperatura para -35 ... 38. Para evitar que os tufos jovens congelem, uma boa cobertura morta para o inverno e envolvida em linho (estopa, ramos de abeto) é recomendada.
Requisitos de localização e solo
O alperce é plantado em local ensolarado, protegido do vento frio e das correntes de ar, é bom se for um morro pequeno, já que a estagnação da umidade para o sistema radicular da árvore é inadmissível. O solo deve ser fértil, solto, permeável ao ar e à umidade e ter acidez neutra. O sistema radicular da árvore cresce fortemente em profundidade e largura, portanto, é necessário espaço, um fluxo profundo de água subterrânea.