- Autores: A.K. Skvortsov e L.A. Kramarenko (Jardim Botânico Principal)
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: até 4
- Escapes: ramificado, reto, vermelho escuro, glabro
- Flores: grande, com veias rosadas
- Peso do fruto, g: 15-20
- Forma de fruta: arredondado, ligeiramente achatado lateralmente
- Pele : ligeiramente pubescente, brilhante
- Cor de fruta: amarelo brilhante com blush pontilhado
- Cor da polpa : Laranja
Uma variedade chamada Alyosha foi criada por criadores especificamente para o plantio dentro dos limites da região de Moscou e da Rússia central. Nesses locais, as árvores frutíferas são tão confortáveis quanto possível e é fácil obter altos rendimentos. Devido ao amadurecimento precoce da colheita e excelentes características gustativas, a variedade apaixonou-se pelos jardineiros russos.
A variedade entrou no Registro oficial do Estado no início deste século, mas somente após uma série de testes e testes.
Descrição da variedade
O damasco de Alyosha cresce até 4 metros no total e é de tamanho médio. A coroa é espessa e redonda, ligeiramente espalhada. Os brotos retos e ramificados são cobertos por uma rica casca de vinho. As flores aparecem antes das folhas aparecerem. As folhas largas são de uma cor verde escura padrão. A forma é redonda, semelhante a um ovo. A folhagem pode ser pontiaguda ou pontiaguda. Pedúnculos crescem em todos os brotos. A veia no centro da folha é perceptível.
No outono, a cor verde muda para vermelho, bordô ou amarelo, em diferentes tonalidades. Na primavera, os ramos são cobertos por pequenas flores - de 3,5 a 4 centímetros de diâmetro. Os botões são de cor rosa claro, tornando-se gradualmente brancos, à medida que florescem com uma tonalidade delicada.
Características da fruta
Os frutos pequenos ganham peso de 15 a 20 gramas em média. Os frutos arredondados são ligeiramente achatados em ambos os lados. Esta forma é típica da maioria das árvores de damasco. A cor principal do damasco é o amarelo brilhante, com um blush rosa pontilhado nas laterais. Os frutos são cobertos por uma casca brilhante com uma pequena quantidade de penugem leve.
A polpa laranja brilhante é cartilaginosa e firme. Um grande osso cresce dentro, que é notavelmente separado do feto. O tamanho da pedra é cerca de 17% da fruta total (nos damascos maduros).
Frutas maduras podem ser usadas para os seguintes fins:
fazer sucos saborosos e saudáveis;
geléia aromática;
compotas (frescas ou para o inverno);
usar na forma natural.
Qualidades de sabor
As frutas maduras combinam harmoniosamente sabores agridoces. A maioria dos jardineiros que cultivou pessoalmente essa variedade fala positivamente sobre o sabor da variedade Alyosha. Avaliação dos provadores - 4 valores. Cada fruta contém 8,3% de açúcares e 14% de sólidos. E também na composição há potássio e outros oligoelementos úteis.
Amadurecimento e frutificação
A primeira colheita é colhida 3-4 anos após a enxertia. Floração precoce e maturação de damascos. Os damascos são colhidos do final de julho ao início do próximo mês. Eles atingem sua maturidade final na primeira década de agosto. É neste período que os frutos se tornam tão suculentos, aromáticos e doces quanto possível.
Produção
Em média, até 43 quintais de frutas podem ser colhidos em um hectare de pomar. O alto rendimento da variedade Alyosha foi observado pela maioria dos jardineiros russos. Se as árvores foram plantadas nas áreas recomendadas, você não precisará fazer muito esforço para obter uma colheita rica e de alta qualidade.
Os damascos maduros toleram mesmo o transporte de longo prazo sem problemas. Para que os frutos sejam armazenados por mais tempo, eles precisam ser removidos dos galhos um pouco verdes. As caixas de frutas são transferidas para uma sala com condições de assessoramento. É melhor manter as frutas frescas e com umidade ideal.
As primeiras ondas não serão tão abundantes quanto as próximas. O melhor de tudo é que as árvores maduras dão frutos, que conseguiram se enraizar completamente no local e ficar mais fortes o suficiente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Alyosha de damasco pertence a variedades autoférteis. Quando os botões começam a florescer, os insetos polinizadores ainda não estão ativos e apenas o vento carrega o pólen. O período de floração começa nos últimos dias de abril até os primeiros dias de maio. Graças a esta característica, não é necessário realizar manipulações adicionais para obter rendimentos bem-sucedidos.
Jardineiros experientes observam que a variedade acima é considerada um polinizador maravilhoso para outras variedades de frutas que florescem durante o mesmo período.
Crescendo e cuidando
A manutenção do jardim consiste em realizar certas atividades regularmente. A poda formativa de mudas jovens é realizada após o plantio de árvores. Durante o trabalho, você precisa deixar apenas 6 brotos fortes e saudáveis. Cada um deve ser reduzido em cerca de um terço do comprimento total. Ao ser aparada, a copa da árvore adquire uma forma arredondada e limpa.
Depois disso, para manter um aspecto atraente, a poda deve ser realizada a cada estação com a chegada do outono, cortando os ramos crescidos.
Em um procedimento de poda, um máximo de um quarto dos brotos é eliminado do número total de brotos. Como profilaxia para infecções fúngicas, a coroa é desbastada. E também o crescimento denso não permite que os frutos amadureçam totalmente devido à falta de luz solar.
A poda é necessária não só para o aspecto e saúde das árvores, mas também para uma colheita de qualidade.
Quanto à rega, as árvores precisam especialmente de líquidos duas vezes por estação: floração ativa e formação de ovários. O resto do tempo o jardim também é irrigado, mas não tão abundantemente. A terra é umedecida à medida que seca. No verão quente, a rega é realizada com maior frequência e, na época de chuvas regulares, pode-se abandonar totalmente este procedimento. É aconselhável usar água decantada à temperatura ambiente.
O curativo de cobertura também é usado. A primeira parte, com alto teor de nitrogênio, é aplicada no círculo do tronco quando os botões aparecem. Tanto os fertilizantes prontos quanto a matéria orgânica (estrume podre, composto ou húmus) são ótimos. O sal de potássio e o superfosfato serão úteis no outono.
A variedade Alyosha tolera perfeitamente geadas, portanto, na maioria das regiões, pode ser cultivada sem abrigo e isolamento adicional. E também o damasco não tem medo da seca, mas neste momento é necessário regar regularmente as plantas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade acima possui uma forte imunidade inata a muitas doenças comuns que freqüentemente atacam as plantações de frutas. Os mais ativos deles são clasterosporium e moniliose. Sob a influência dessas infecções, flores e folhas começam a morrer.Eles são causados por esporos de fungos que se espalham rapidamente. As doenças são ativadas devido à umidade excessiva e uma mudança brusca de temperatura.