- Autores: G.T. Kazmin e V.A. Marusich (DalNIISH)
- Apareceu ao cruzar: Sputnik x Khabarovsk
- Ano de aprovação: 1996
- Escapes: ligeiramente geniculado, marrom esverdeado com numerosas perfurações subcutâneas
- Flores: grande, rosa claro
- Peso do fruto, g: de 32 a 55
- Forma de fruta: arredondado-alongado com um bico no ápice
- Pele : ligeiramente pubescente, uniforme
- Cor de fruta: laranja com blush carmim
- Cor da polpa : luz amarela
O cultivo de damascos em climas frios se tornou possível graças ao trabalho de cientistas que estão trabalhando na criação de variedades resistentes ao inverno. Um dos mais populares é o damasco Akademik, que pode ser cultivado até mesmo por um residente de verão novato.
História de criação
Academician é uma variedade criada no Far Eastern Research Institute of Agriculture em 1979. Os autores desta variedade são os conhecidos criadores V.A.Marusich e G.T. Kazmin. Ao cruzar, as variedades Khabarovskiy e Sputnik foram usadas como formas parentais. Apricot Akademik juntou-se ao Registo Estadual em 1996. A fruticultura e fruticultura de caroço tem se mostrado a mais produtiva, crescendo na região do Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Akademik é uma árvore vigorosa com uma copa extensa de forma arredondada-alongada, caracterizada por folhagem moderada com folhas verde-escuras, ramos flexíveis cinza claro, tronco grosso e forte sistema radicular. Uma peculiaridade da árvore é a tuberosidade pronunciada da casca de uma cor marrom acinzentada. Uma árvore adulta cresce até 5 metros de altura.
O período de floração da árvore começa em meados de maio. Em condições favoráveis, a floração pode ocorrer 10-14 dias antes. Neste momento, a bela coroa está abundantemente coberta com grandes flores rosa claro que se parecem com um vidro.
Características da fruta
A seleção de damascos do Extremo Oriente pertence a frutos grandes. Em média, os frutos ganham peso de 32 a 55 gramas. O damasco tem uma forma invulgar - arredondada-alongada, com uma agudeza em forma de espinho na parte superior. Os frutos maduros têm uma cor laranja claro tegumentar, diluída com um blush carmim borrado. A pele é densa, com uma borda pronunciada em toda a superfície. A sutura abdominal da fruta é claramente visível.
Os frutos colhidos podem ser transportados por distâncias médias, sendo também armazenados em local fresco por cerca de 6 a 7 dias. Uma qualidade de conservação mais longa (até 10-12 dias) é possuída por frutas colhidas ligeiramente abaixo do amadurecimento. O damasco é consumido fresco e também é ideal para conservação, processamento em geleias, conservas, para congelar e secar.
Qualidades de sabor
O sabor dos frutos desta variedade é memorável. A polpa amarelo-claro é macia, carnuda, ligeiramente crocante e fibrosa, bem como de textura muito suculenta. O sabor é dominado pela doçura do verão, diluída com leve acidez e um aroma brilhante de verão. Um caroço achatado de tamanho médio facilmente fica atrás da polpa de damasco. A polpa da fruta contém quase 12% de açúcares e menos de 3% de ácido málico.
Amadurecimento e frutificação
Academician é uma variedade de meia temporada. A árvore começa a dar frutos no 3º ano de vida do herdeiro, porém, a frutificação ativa pode ser esperada no 6-7º ano de crescimento. A frutificação do damasco é anual, estável. Os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, por isso o período de amadurecimento é um pouco prolongado. O período em que ocorre o amadurecimento maciço dos frutos começa no final de julho ou início de agosto.
Produção
O alto rendimento é uma das muitas vantagens desta variedade. Em média, uma árvore saudável produz até 36,6 kg de deliciosos damascos. O rendimento máximo quando cultivado em escala industrial é de 124 c / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Apricot Akademik é uma cultura parcialmente autofértil. Para garantir rendimentos elevados, será necessária polinização cruzada adicional, que as árvores doadoras podem fornecer. As variedades mais produtivas são Amur e Khabarovsk.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, recomenda-se escolher uma muda de damasco com até 2 anos de idade e com sistema radicular tipo fechado. A árvore é plantada na primavera (primeira quinzena de abril) ou no outono (na primeira semana de outubro). Ao plantar, é importante manter uma distância entre as plantações - 2-3 metros, para que não se formem sombras indesejadas com o passar dos anos.
Apricot Academician requer cuidado cuidadoso em todas as fases de crescimento e desenvolvimento. São elas regar, fertilizar, modelar e desbastar a copa, capinar e soltar o solo, além de proteger contra doenças.
Com uma precipitação normal, a rega será necessária antes da floração, durante o período de formação da flor ativa e na fase de frutificação. O curativo de cobertura é aplicado três vezes. O complexo contendo nitrogênio é dado na primavera, durante o período de floração, é alimentado com uma infusão de cinzas de madeira e um fertilizante complexo é aplicado antes do início da frutificação. O afrouxamento da zona próxima ao caule é realizado todas as vezes após a rega. Uma densa camada de cobertura morta protegerá o sistema radicular no calor extremo. Um ano após o plantio, a formação da copa é realizada - uma camada por ano. Rebentos secos e fracos são removidos na primavera e no outono.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é média, por isso não se deve esquecer da prevenção de doenças e invasões de insetos. A árvore é caracterizada por resistência moderada à moniliose, doença de clasterosporium e podridão dos frutos. O tratamento de doenças com fungicidas ajudará. A pulverização com inseticidas ajudará a se livrar dos ataques de pragas de insetos (galitsa, mariposa, mariposa).
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A árvore é altamente resistente à geada, suportando temperaturas de até -40 graus, mas apenas se crescer em encostas de montanhas e elevações baixas. Ao plantar um damasco nas terras baixas, deve-se ter em mente que sua resistência à geada diminuirá significativamente. Em regiões com invernos longos e rigorosos, é recomendável proteger o sistema radicular com um abrigo. O congelamento frequente da casca é observado em árvores que crescem nas terras baixas.
Requisitos de localização e solo
Para o plantio de damasco, é adequada uma área protegida de rajadas de vento e correntes de ar, que recebe muito sol e luz. A árvore cresce confortavelmente em solos nutritivos e soltos com águas subterrâneas profundas e acidez neutra. A cinza de madeira ajuda a remover o ácido do solo. O local ideal será a parte sul do jardim com solo argiloso, solo preto ou solo podzólico.