Acadêmico de Damasco

Acadêmico de Damasco
As principais características da variedade:
  • Autores: G.T. Kazmin e V.A. Marusich (DalNIISH)
  • Apareceu ao cruzar: Sputnik x Khabarovsk
  • Ano de aprovação: 1996
  • Escapes: ligeiramente geniculado, marrom esverdeado com numerosas perfurações subcutâneas
  • Flores: grande, rosa claro
  • Peso do fruto, g: de 32 a 55
  • Forma de fruta: arredondado-alongado com um bico no ápice
  • Pele : ligeiramente pubescente, uniforme
  • Cor de fruta: laranja com blush carmim
  • Cor da polpa : luz amarela
Veja todas as especificações

O cultivo de damascos em climas frios se tornou possível graças ao trabalho de cientistas que estão trabalhando na criação de variedades resistentes ao inverno. Um dos mais populares é o damasco Akademik, que pode ser cultivado até mesmo por um residente de verão novato.

História de criação

Academician é uma variedade criada no Far Eastern Research Institute of Agriculture em 1979. Os autores desta variedade são os conhecidos criadores V.A.Marusich e G.T. Kazmin. Ao cruzar, as variedades Khabarovskiy e Sputnik foram usadas como formas parentais. Apricot Akademik juntou-se ao Registo Estadual em 1996. A fruticultura e fruticultura de caroço tem se mostrado a mais produtiva, crescendo na região do Extremo Oriente.

Descrição da variedade

Akademik é uma árvore vigorosa com uma copa extensa de forma arredondada-alongada, caracterizada por folhagem moderada com folhas verde-escuras, ramos flexíveis cinza claro, tronco grosso e forte sistema radicular. Uma peculiaridade da árvore é a tuberosidade pronunciada da casca de uma cor marrom acinzentada. Uma árvore adulta cresce até 5 metros de altura.

O período de floração da árvore começa em meados de maio. Em condições favoráveis, a floração pode ocorrer 10-14 dias antes. Neste momento, a bela coroa está abundantemente coberta com grandes flores rosa claro que se parecem com um vidro.

Características da fruta

A seleção de damascos do Extremo Oriente pertence a frutos grandes. Em média, os frutos ganham peso de 32 a 55 gramas. O damasco tem uma forma invulgar - arredondada-alongada, com uma agudeza em forma de espinho na parte superior. Os frutos maduros têm uma cor laranja claro tegumentar, diluída com um blush carmim borrado. A pele é densa, com uma borda pronunciada em toda a superfície. A sutura abdominal da fruta é claramente visível.

Os frutos colhidos podem ser transportados por distâncias médias, sendo também armazenados em local fresco por cerca de 6 a 7 dias. Uma qualidade de conservação mais longa (até 10-12 dias) é possuída por frutas colhidas ligeiramente abaixo do amadurecimento. O damasco é consumido fresco e também é ideal para conservação, processamento em geleias, conservas, para congelar e secar.

Qualidades de sabor

O sabor dos frutos desta variedade é memorável. A polpa amarelo-claro é macia, carnuda, ligeiramente crocante e fibrosa, bem como de textura muito suculenta. O sabor é dominado pela doçura do verão, diluída com leve acidez e um aroma brilhante de verão. Um caroço achatado de tamanho médio facilmente fica atrás da polpa de damasco. A polpa da fruta contém quase 12% de açúcares e menos de 3% de ácido málico.

Amadurecimento e frutificação

Academician é uma variedade de meia temporada. A árvore começa a dar frutos no 3º ano de vida do herdeiro, porém, a frutificação ativa pode ser esperada no 6-7º ano de crescimento. A frutificação do damasco é anual, estável. Os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, por isso o período de amadurecimento é um pouco prolongado. O período em que ocorre o amadurecimento maciço dos frutos começa no final de julho ou início de agosto.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O pico de produção de uma árvore ocorre na idade de cinco a seis anos.

Produção

O alto rendimento é uma das muitas vantagens desta variedade. Em média, uma árvore saudável produz até 36,6 kg de deliciosos damascos. O rendimento máximo quando cultivado em escala industrial é de 124 c / ha.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Apricot Akademik é uma cultura parcialmente autofértil. Para garantir rendimentos elevados, será necessária polinização cruzada adicional, que as árvores doadoras podem fornecer. As variedades mais produtivas são Amur e Khabarovsk.

Crescendo e cuidando

Para o plantio, recomenda-se escolher uma muda de damasco com até 2 anos de idade e com sistema radicular tipo fechado. A árvore é plantada na primavera (primeira quinzena de abril) ou no outono (na primeira semana de outubro). Ao plantar, é importante manter uma distância entre as plantações - 2-3 metros, para que não se formem sombras indesejadas com o passar dos anos.

Apricot Academician requer cuidado cuidadoso em todas as fases de crescimento e desenvolvimento. São elas regar, fertilizar, modelar e desbastar a copa, capinar e soltar o solo, além de proteger contra doenças.

Com uma precipitação normal, a rega será necessária antes da floração, durante o período de formação da flor ativa e na fase de frutificação. O curativo de cobertura é aplicado três vezes. O complexo contendo nitrogênio é dado na primavera, durante o período de floração, é alimentado com uma infusão de cinzas de madeira e um fertilizante complexo é aplicado antes do início da frutificação. O afrouxamento da zona próxima ao caule é realizado todas as vezes após a rega. Uma densa camada de cobertura morta protegerá o sistema radicular no calor extremo. Um ano após o plantio, a formação da copa é realizada - uma camada por ano. Rebentos secos e fracos são removidos na primavera e no outono.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo local, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

A imunidade da variedade é média, por isso não se deve esquecer da prevenção de doenças e invasões de insetos. A árvore é caracterizada por resistência moderada à moniliose, doença de clasterosporium e podridão dos frutos. O tratamento de doenças com fungicidas ajudará. A pulverização com inseticidas ajudará a se livrar dos ataques de pragas de insetos (galitsa, mariposa, mariposa).

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

A árvore é altamente resistente à geada, suportando temperaturas de até -40 graus, mas apenas se crescer em encostas de montanhas e elevações baixas. Ao plantar um damasco nas terras baixas, deve-se ter em mente que sua resistência à geada diminuirá significativamente. Em regiões com invernos longos e rigorosos, é recomendável proteger o sistema radicular com um abrigo. O congelamento frequente da casca é observado em árvores que crescem nas terras baixas.

Requisitos de localização e solo

Para o plantio de damasco, é adequada uma área protegida de rajadas de vento e correntes de ar, que recebe muito sol e luz. A árvore cresce confortavelmente em solos nutritivos e soltos com águas subterrâneas profundas e acidez neutra. A cinza de madeira ajuda a remover o ácido do solo. O local ideal será a parte sul do jardim com solo argiloso, solo preto ou solo podzólico.

Características principais
Autores
G.T. Kazmin e V.A. Marusich (DalNIISH)
Apareceu ao cruzar
Sputnik x Khabarovsk
Ano de aprovação
1996
Compromisso
universal
Rendimento médio
36,6 kg por árvore
Rendimento máximo
124 c / ha
Transportabilidade
média
Marketability
Boa
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
coroa
arredondado-alongado
Escapes
ligeiramente geniculado, marrom esverdeado com numerosas perfurações subcutâneas
Galhos
cinza claro
Flores
grande, rosa pálido
Sai
grande, ovóide, com um leve afiamento em direção ao ápice, fino e liso, a face superior da folha é verde escura, a face inferior é esbranquiçada
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
de 32 a 55
Forma de fruta
arredondado-alongado com um bico no ápice
Cor de fruta
laranja com blush carmim
Pele
ligeiramente pubescente, uniforme
Cor da polpa
luz amarela
Polpa (consistência)
suculento, macio, ligeiramente crocante
Gosto de fruta
doce e azedo, agradável
Composição de frutas
teor de açúcar 11,8%, ácido málico 2,3%, matéria seca 16,6%
Tamanho do osso
média
Separabilidade do osso da polpa
osso solto
Sabor de kernel
doce
Avaliação de degustação
4 pontos
Prazo de validade de frutas
não perca seu sabor e aparência por uma semana
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Variedades de polinizadores
Khabarovsk e Amur
Resistência de inverno
bastante alto em encostas de montanha, fraco em condições de planície
Resistência ao gelo, ° C
até -40
Tolerância à seca
estável
Desintegrando-se
quando maduros, os frutos não se esfarelam
Localização
área iluminada máxima, de preferência sem correntes de ar
Regiões em crescimento
Do Extremo Oriente
Resistente a quebra de frutas
não racha
Resistência à moniliose
relativamente estável
Resistência de Clasterosporium
relativamente estável
Resistência à podridão de frutas
relativamente estável
Resistência à traça
moderadamente danificado
Maturação
Maturidade precoce
por 3 anos de vida do herdeiro
Termos de amadurecimento
média
Época de floração
15 a 25 de maio
Período de frutificação
final de julho - início de agosto
Frequência de frutificação
anualmente
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph norte Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário