- Autores: A.K. Skvortsov, L.A. Kramarenko (jardim botânico principal com o nome de N.V. Tsitsin RAS)
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: 3
- Escapes: reto, vermelho escuro, glabro, altamente ramificado
- Flores: grande, branco
- Peso do fruto, g: 20-22
- Forma de fruta: redondo ou oval, achatado lateralmente
- Pele : magro, pubescente, com pouco ou nenhum rubor pontilhado
- Cor de fruta: amarelo alaranjado
- Cor da polpa : amarelo alaranjado
O Damasco Iceberg é uma variedade despretensiosa que não se distingue apenas pelas frutas saborosas. A cultura é de crescimento rápido, permitindo comer os primeiros damascos poucos anos após o plantio. Além disso, a planta é resistente à geada, que pode ser cultivada mesmo nas condições da região de Moscou.
Descrição da variedade
Árvore compacta de médio porte. A altura máxima do damasco é de 3 m, ideal para pequenos quintais. A coroa não é muito densa, ligeiramente levantada. Brotos retos e altamente ramificados de tom vermelho escuro requerem poda obrigatória. A lâmina foliar é larga, ovóide, de pontas curtas. As folhas são lisas, brilhantes, de cor verde escura. As flores são grandes, com 4 cm de diâmetro, brancas.
Características da fruta
Variedade de frutos grandes. O formato do fruto é predominantemente redondo, ligeiramente achatado nas laterais. O peso médio de uma fruta é de 20-22 g. A cor dos frutos maduros é amarelo-laranja, às vezes com um ligeiro rubor pontilhado. Pele fina com ligeira inclinação. O osso pequeno é facilmente separado da polpa. Os frutos são de boa qualidade de conservação.
Qualidades de sabor
A polpa amarelo-laranja do Iceberg tem um delicioso sabor agridoce, aroma rico devido à composição equilibrada dos frutos. O damasco é rico em potássio (360 mg / 100 g), ácidos de frutas (1,9%). Matéria seca - 15,3%. A consistência da polpa é de densidade média, tenra e bastante sumarenta, derretendo-se na boca. A degustação vale 4 pontos em 5. A fruta é consumida fresca e processada.
Amadurecimento e frutificação
A planta é de crescimento rápido, com maturação precoce. Começa a frutificar em 3-4 anos. Frutifica em todos os tipos de brotos. Floresce em maio; a fruta amadurece no final de julho - início de agosto.
Produção
Híbrido de alto rendimento. Em média, 48 centners de frutas são colhidos em um hectare.
Regiões em crescimento
A variedade revela suas habilidades frutíferas ao máximo quando cultivada na região Central da Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Parcialmente autofértil. Plante um polinizador compatível perto da árvore para aumentar o rendimento. As variedades Tsarsky, Alyosha e Lel cumprem bem esse papel.
Crescendo e cuidando
O iceberg precisa do local mais iluminado para um desenvolvimento adequado. A árvore não suporta nem mesmo uma leve sombra parcial, por isso os frutos ficam menores e perdem significativamente a qualidade do paladar. Além disso, o local deve ser protegido de ventos frios.
Cresce bem em solos franco-arenosos e argilosos com um nível de acidez não superior a 7. O solo deve ser solto e respirável, com lençóis freáticos profundos.
O desembarque depende das condições climáticas da região. A época ideal para o plantio é a primavera, depois que a ameaça das geadas noturnas passou. Via de regra, estamos no final de abril. Nas regiões do sul, as árvores também podem ser plantadas no outono (final de setembro - início de outubro).
A escolha do material de plantio deve ser feita com a maior seriedade, pois a colheita futura depende da qualidade das mudas.As mudas são melhor adquiridas em viveiros. Deve-se escolher espécimes anuais sem sinais de danos e doenças, rebentos secos, com sistema radicular bem desenvolvido. Se for possível comprar uma muda com raízes fechadas, então dê preferência a ela. Essas árvores se adaptam rapidamente e toleram o transplante sem dor.
Antes de plantar um iceberg em seu site, ele é preliminarmente preparado. Cave completamente o solo, removendo ervas daninhas e aplicando fertilizantes minerais e orgânicos. Se for planejado um plantio na primavera, o buraco é preparado no outono, mas a matéria orgânica é adicionada um mês antes do plantio. Para o plantio de outono, a cova é preparada em 20 dias.
O padrão de plantio entre as plantas é de 5X5 m. A cova de plantio é cavada com um diâmetro de 70-80 cm, até 50 cm de profundidade. Areia e turfa são adicionadas ao solo em quantidades iguais, e o solo também é enriquecido com podridão esterco, potássio, fósforo, nitrogênio.
Uma camada de drenagem é colocada no fundo do poço, em seguida, uma mistura nutritiva de solo é derramada em uma lâmina, na qual uma muda pré-embebida por várias horas é instalada. O solo restante é despejado na planta para o local do enxerto, então é regado abundantemente. Quando o solo se assenta um pouco, você precisa adicionar mais solo e colocar uma camada de cobertura morta ao redor da planta.
Os cuidados adicionais com o damasco consistem na rega adequada, principalmente durante o período de floração e frutificação. Deve ser raro, mas abundante. Os acabamentos sanitários e de moldagem são executados na primavera e no outono. Os rebentos danificados, secos, congelados e infectados são removidos.
Resistência a doenças e pragas
Com tecnologia agrícola competente, a planta praticamente não é suscetível ao ataque de pragas e não é afetada por doenças infecciosas. Condições climáticas instáveis e cultivo impróprio podem levar ao desenvolvimento de moniliose, manchas bacterianas, clotterosporia e infestação de pulgões. Os fungicidas lidam bem com doenças.