O que você pode plantar próximo a um damasco?
O damasco é considerado uma das árvores frutíferas mais populares em jardins privados. Eles preferem cultivá-la, porque é fácil de cuidar e a árvore agrada com uma colheita generosa. Mas para conseguir uma árvore resistente e muitos frutos saborosos, é importante organizar um bairro favorável ao damasco.
Compatível com árvores
Demora muitos anos para formar uma horta. Se você não planeja o bairro, pode reduzir os indicadores de produtividade de forma significativa.... Às vezes, até mesmo decisões ruins levam à morte de culturas. Portanto, as informações sobre o que pode ser plantado em uma área são muito valiosas para os jardineiros.
De todas as frutas de caroço, os damascos são considerados as safras mais leves e que gostam de calor. Um lugar quente e bem iluminado pelo sol é adequado para o cultivo. É desejável que esteja localizado em uma colina e não seja soprado por correntes de ar e o vento norte.
A árvore frutífera prefere um solo leve, argiloso, ligeiramente alcalino ou neutro.
Os jardineiros chamam os damascos de solitários. Eles não gostam de intimidade com outras árvores frutíferas. A boa vizinhança ideal na cultura do sul se desenvolve apenas com árvores desse tipo... Os melhores vizinhos para eles são damascos "irmãos" que podem crescer até três décadas.
O damasco em si é estéril, portanto, para uma colheita de alta qualidade, não pode prescindir de polinizadores. Para uma boa colheita, é necessário plantar pelo menos 2 e, idealmente, até 4 damascos por perto, com a mesma época de floração.
Na horta, onde o espaço permitir, as mudas devem ser colocadas, privilegiando o esquema 5 × 5 m, e em local apertado - a uma distância de 3x5 m. Percebeu-se que em várias plantações espessadas, os damascos invertem melhor e dê uma colheita abundante. No futuro, sua coroa será fechada. Mas você precisa entender que, se houver mais de uma árvore grande no local, com o tempo o solo esgotará em grande parte seus recursos, o que afetará outras culturas.
Ao escolher um bairro para uma árvore de damasco, é importante considerar:
- compatibilidade de planta;
- períodos de maturação.
Em diferentes estágios de desenvolvimento, existem nuances no processamento da árvore. Esta é uma das condições decisivas na escolha de um bairro.
Um damasco deve ser alocado em pelo menos 5 metros de área livre ao redor do tronco. Quando o plantio engrossa, as plantas serão forçadas a competir umas com as outras. As árvores mais fracas crescerão mais lentamente, apresentando rendimentos reduzidos. Os damascos selvagens prosperam e frutificam nas encostas.
O damasco não se dá bem com quase todas as árvores frutíferas de caroço do jardim.
- Pêssego... A vizinhança com esta árvore frutífera levará ao fato de que o jovem damasco irá inclinar-se na direção oposta a um ângulo de 45 graus. Um damasco maduro, por outro lado, dominará o pêssego. Sem se afetar, essas árvores podem crescer a uma distância de até 7 metros.
- Cerejas... Nas proximidades de uma cereja doce, o damasco provavelmente morrerá, ou isso terá um efeito extremamente negativo em seu sistema radicular. Ao mesmo tempo, a parte aérea parecerá saudável.
- cereja... Um vizinho inaceitável para um damasco, cujo sistema radicular acabará por deslocar a cereja, envenenando-a com suas secreções.
- Ameixa... Com ela, o damasco tem a vizinhança mais fiel, mas a uma distância de 4 metros ou mais.O perigo é que o risco de doenças e pragas da mesma espécie em várias árvores frutíferas diferentes aumente. Combatê-los, neste caso, acaba sendo muito mais difícil, e a probabilidade de perder a safra aumenta.
Além disso, o damasco não deve ser plantado em local onde já tenham crescido ameixas, cerejas, pessegueiros ou cerejas.
- Pera... Um damasco adulto oprime uma pereira, especialmente uma jovem. Um damasco jovem também não entra em contato com uma pera de muitos anos de idade, pois a proximidade de uma pereira inibe seu crescimento.
- árvore de maçã... Esta árvore frutífera é invulnerável ao damasco e não o prejudica, mas com ele compete de forma justa. A distância ideal é considerada de 6 a 8 metros até a macieira. Se você pretende plantar esses competidores lado a lado, você precisa adivinhar os mesmos períodos de colheita. Além disso, é importante alimentá-los em tempo hábil para que se formem frutos maduros. Caso contrário, o rendimento cai e a imunidade das plantas diminui.
- Porca... Nenhum tipo de noz é uma boa vizinha do damasco. Suas raízes e folhas caídas contêm substâncias que impedem o desenvolvimento das plantações próximas. Quanto à noz, qualquer cultura que não seja dogwood é oprimida perto dela.
- Arvores coníferas... Também vizinhos inaceitáveis, pois acidificam o solo, tornando sua composição inadequada para o damasco.
- Freixo e carvalho. É permitido plantar perto de um espécime do sul. As raízes das poderosas árvores penetram profundamente no solo e crescem com confiança onde o damasco gosta. Mas ao plantar entre árvores, você precisa manter uma distância de cinco metros.
- Rowan... Não é adequado como vizinho de frutas, pois atrai mariposas. No entanto, muitos jardineiros não o consideram um companheiro impróprio para árvores frutíferas. Se você plantar uma montanha de cinzas a uma distância de 3 metros ou mais, você pode tentar "reconciliar" as árvores. Rowan não precisa de muitos nutrientes, além disso, consome matéria orgânica útil de suas folhas e frutos caídos.
- O bordo com folhas de freixo pode ser considerado um vizinho conveniente em relação às árvores selvagens. Essa árvore secreta substâncias especiais que repelem a traça e promovem uma boa frutificação.
- Álamo... Se crescer ao norte da safra de frutas, serve como proteção no inverno. Mas é importante entender que essas árvores precisam de muito espaço e áreas amplas. Na maioria das vezes, eles não crescem perto de casa, mas fora dela.
Normalmente, os jardineiros combinam várias árvores frutíferas em uma área. Mas mesmo as árvores frutíferas compatíveis devem ser plantadas a uma distância igual à soma das alturas das plantas maduras. Ou seja, a altura da macieira é de dois metros e do damasco de três metros, o que significa que é necessária uma distância de cinco metros entre elas.
A maior proximidade provocará a luta das árvores por luz, água e nutrientes essenciais. A proximidade de plantações florestais pode ter um efeito ambíguo no desenvolvimento das plantas. Eles sombreiam demais os damascos e absorvem muita umidade do solo. As árvores frutíferas são plantadas a pelo menos 7 a 9 metros da floresta.
A vantagem da proximidade com a floresta é a proteção das plantações de frutas dos ventos.
Arbustos adequados
Um damasco adulto tem uma coroa de três metros e um sistema radicular que é 1,5-2 vezes mais largo do que ele. Apesar do tamanho impressionante, os arbustos também têm uma influência ambígua no desenvolvimento da fruta "sulista".
- Groselha preta... Essa planta atrai as mesmas pragas que ameaçam o damasco. Cultivar próximo a groselhas pretas seria muito arriscado. Derrotar insetos em altitude não é fácil. Devido às raízes ramificadas, o arbusto é percebido como uma erva daninha, por isso não pode ser colocado próximo a mudas jovens.
- Framboesas... Em princípio, esta é uma boa vizinhança para um damasco, pois ao lado das framboesas diminui o risco de ser afetado por um fungo. Mas é importante escolher os "vizinhos" certos entre as diferentes variedades de framboesas. Aqueles que não dão crescimento serão adequados.
Com um crescimento forte, os arbustos absorvem muita umidade, o que é muito ruim para o desenvolvimento de um jovem damasco. E com um damasco adulto, será incômodo para os arbustos de framboesa, que perderão a luz necessária.
- Os damascos podem ser cultivados perto das uvas, mas apenas a uma distância de 3 metros. Ele é capaz de proteger o damasco das correntes de ar. Mas é imperativo certificar-se de que os brotos crespos não se entrelaçam nos ramos de damasco.
- Groselha... É considerado um vizinho seguro de árvores frutíferas, mas levando em consideração o fato de que as raízes do arbusto de baga são bastante desenvolvidas e absorvem bem a umidade.
- Espinheiro-mar... Afeta negativamente todas as plantas que crescem nas proximidades. O espinheiro-mar é muito resistente devido às suas raízes que crescem profundamente e chegam a ter pelo menos dez metros de diâmetro.
Nesse sentido, as árvores próximas carecem de nutrientes.
- Viburnum... Uma planta que ama a umidade, em relação à qual "tira" do solo os oligoelementos necessários para os outros "vizinhos". Além deste sinal de menos, há mais um - viburnum atrai pulgões para o local.
- Competir com árvores frutíferas e arbustos com tendência de crescimento intensivo... Para o cultivo de roseira brava, jasmim, laranja simulada, lilás e bérberis, é necessário alocar um lugar separado, mas não a planície.
- pluma de cereja... Na mesma área do damasco, costuma-se plantar a pouca distância. Essas safras de frutas precisam de técnicas de cultivo e cuidados semelhantes. Portanto, eles são convenientes para os jardineiros que cultivam um damasco perto da ameixa cereja sem problemas.
Bairro com plantações de jardim
Se você planeja formar pequenos canteiros de flores ou cultivar vegetais na zona próxima ao caule, é necessário adicionar uma camada de 10 centímetros de solo fértil.
É melhor cultivar cebola e alho, couve chinesa, bem como salsa, endro, alface, erva-cidreira, hortelã, raiz-forte sob o damasco. Para vegetais, vizinhos como pepinos tolerantes à sombra funcionam bem.
O damasco responde bem ao espinafre e ervilhas. Este último é especialmente relevante para o plantio sob árvores frutíferas jovens. As leguminosas proporcionam um afrouxamento natural do solo e o saturam com nitrogênio.
Você não pode plantar morangos de jardim (morangos) e outros representantes da família Solanov perto de damasco e outras culturas de frutas com caroço. A proximidade de batatas, tomates, pimentões, physalis, berinjela e tabaco será indesejável.
Essas plantas espalham uma doença destrutiva - murcha de verticillium (murcha).
Damasco e plantas ornamentais
É importante manter o solo "limpo" durante os primeiros anos. Em seguida, o círculo próximo ao caule do damasco pode ser semeado com ervas despretensiosas. As espécies perenes são as mais adequadas. Na maioria das vezes, este espaço é semeado com trevo branco, bluegrass e grama torta.
As próprias plantações herbáceas agem como um "escudo" do solo. No verão, evitam que o solo seque e, no inverno, ajudam a não ficar com hipotermia. A vantagem do revestimento verde natural é a suavidade. Os damascos caídos são menos danificados. Uma excelente opção para o cultivo sob um damasco é o gramado.
Algumas flores também convivem bem com o damasco. Vale a pena prestar atenção à capuchinha, calêndula e calêndula. O plantio próximo ao damasco e as flores do início da primavera são transferidos. Nesse período, a copa da árvore frutífera só floresce e transmite bem os raios do sol. Mas é melhor plantar uma rosa e um zimbro longe dos damascos.
O comentário foi enviado com sucesso.