Características da frutificação de damasco
Os damascos fortes e saudáveis podem deliciar os seus proprietários com uma boa colheita todos os anos. Portanto, se a planta não começar a florescer em tempo hábil ou não frutificar após a floração, o jardineiro precisa estar atento ao seu estado.
Fatores de influência
A regularidade da frutificação do damasco depende muito das condições em que a árvore cresce. Os seguintes fatores afetam o rendimento de uma planta.
-
Iluminação do site. Os damascos são plantas termofílicas. Portanto, é recomendável plantá-los em áreas bem iluminadas. À sombra, as plantas permanecem pequenas e dão frutos pobres.
-
Qualidade do solo... Os damascos crescem e se desenvolvem melhor em solo leve e solto. Se o solo no local for muito ácido, sua acidez deve ser reduzida com cinza de madeira limpa ou cal. As árvores também precisam ser alimentadas regularmente. Para isso, podem ser usados fertilizantes orgânicos e minerais. Nesse caso, você não deve superalimentar os damascos. Isso levará ao fato de que a árvore crescerá ativamente, mas muito poucos frutos se formarão nela.
-
Nível de umidade adequado... Os damascos reagem mal à seca e à alta umidade do solo. Portanto, é muito importante garantir que as plantas recebam umidade suficiente.
-
Clima. Como os damascos não toleram bem o frio, as plantas cultivadas em climas frios precisam ser cuidadosamente cobertas. Se seus galhos congelarem, as frutas não aparecerão neles.
Se você fornecer à árvore condições normais de crescimento e desenvolvimento, não haverá problemas com sua frutificação.
Em que ano começa a frutificação?
Ao plantar uma árvore em seu terreno, todo jardineiro quer saber com que rapidez ela começará a dar frutos. Em média, isso acontece de 3 a 4 anos após o plantio das mudas jovens. Deve-se notar que o tempo de início da frutificação depende muito das características da variedade selecionada.... Algumas plantas começam a florescer e frutificar apenas com a idade de 5 a 6 anos. Isso deve ser levado em consideração ao pousar.
Vale a pena esperar a frutificação dos damascos em pleno verão. O momento em que os frutos aparecem na árvore depende das características da variedade, bem como do clima local. Assim, na faixa do meio, os damascos começam a dar frutos na segunda quinzena de junho. Nas regiões frias, os frutos maduros aparecem nos galhos no final do verão.
Para colher frutos deliciosos e doces da árvore durante todo o verão, jardineiros experientes plantam várias variedades diferentes de damasco em seu terreno de uma só vez.... Com os devidos cuidados, eles podem dar frutos por 30-40 anos.
Por que a árvore não dá frutos e o que fazer?
Os jardineiros identificam várias razões principais pelas quais uma árvore não floresce e não dá frutos.
Condições climáticas
Muitas vezes a árvore não dá frutos devido ao fato de que em algum momento seus botões congelaram. Para evitar que isso aconteça, os damascos que crescem em regiões frias precisam ser devidamente preparados para o inverno. No outono, eles são bem regados e fertilizados. Os troncos das mudas são embrulhados em galhos de estopa, fibra agrícola ou abeto. Você não deve se proteger muito cedo. Isso deve ser feito somente depois que a neve derreter.
Para que a planta, que já começou a florir, não seja prejudicada pelas geadas, alguns jardineiros também utilizam o método da "fumaça". Antes de uma noite gelada, pequenas fogueiras são feitas no jardim. Isso ajuda a proteger da geada não só os damascos, mas também outras plantas.
Isso ajudará a salvar a colheita futura e atrasar a floração. É muito fácil desacelerar esse processo. Para isso, no outono, o damasco deve ser regado em abundância. Imediatamente após a neve cair no local, ela deve ser compactada firmemente ao redor do tronco.
Se tudo for feito corretamente, as plantas começarão a florescer somente após o aquecimento total.
Cuidado impróprio
Outro motivo pelo qual uma árvore adulta não floresce é o cuidado inadequado com a planta. Para evitar problemas com a frutificação da planta, é importante realizar regularmente as seguintes medidas agrotécnicas.
-
Para água... Tanto as mudas jovens quanto as árvores maduras precisam de rega regular. Se o verão for seco, a planta pode enfraquecer e parar de dar frutos. A solução para este problema é bastante simples. Em clima normal, os damascos precisam ser regados 4 vezes por ano. Isso é feito pela primeira vez em abril. Paralelamente, realiza-se o cultivo preventivo do solo e do próprio local. No futuro, os damascos são regados durante o crescimento ativo dos brotos, bem como alguns dias antes do amadurecimento dos frutos. Isso os torna mais saborosos e suculentos. A última vez que as árvores são regadas é no outono. A rega que carrega a umidade ajuda a proteger as raízes das plantas do frio. Portanto, eles se adaptam rapidamente ao inverno.
- Alimentação... Se a árvore não tiver cor, pode faltar nutrientes para o desenvolvimento normal. Para que a planta frutifique bem, deve ser alimentada com matéria orgânica ou fertilizantes complexos. No processo de alimentação das plantas, o solo próximo ao tronco também precisa ser bem escavado. Isso ajudará a garantir o acesso de ar livre às raízes das plantas.
- Árvores de poda. A poda oportuna também ajudará a fazer com que as plantas frutifiquem melhor. Na primavera e no outono, o jardineiro precisa remover todos os galhos doentes e secos. Esse procedimento ajuda não só a aumentar o rendimento da planta, mas também a melhorar sua aparência. Também é impossível permitir que a coroa se espalhe demais. Nesse caso, poucos frutos aparecerão na árvore. Eles também ficarão pequenos demais.
O cuidado com as plantas não leva muito tempo. Portanto, mesmo os jardineiros novatos podem lidar com isso.
Doenças
Várias doenças também podem enfraquecer a planta e reduzir seu rendimento. Eles drenam a árvore. Por causa disso, o damasco solta flores. Os frutos não aparecem ou ficam muito fracos e sem sabor. Existem várias doenças que são perigosas para o damasco, às quais os jardineiros devem prestar atenção.
-
Mancha marrom... Esta doença fúngica afeta inicialmente a folhagem das plantas. Por causa disso, a árvore enfraquece muito e não dá frutos. A folhagem de uma árvore doente geralmente tem manchas marrons. Eles aumentam com o tempo. Se a planta foi infectada com mancha marrom durante a frutificação, as manchas aparecem não só na folhagem, mas também nos frutos.
- Oídio... Esta doença é uma das mais comuns. Afeta árvores jovens e adultos. Uma flor branca aparece nos brotos de uma árvore doente. Com o tempo, ele se torna mais denso e escurece. A folhagem de uma árvore doente murcha. As flores caem muito rapidamente. Se já houver frutas na árvore, elas encolhem e encolhem com o tempo.
- Podridão cinzenta... Esta doença fúngica também é chamada de moniliose. A doença se desenvolve melhor em um ambiente úmido, afetando os brotos e a folhagem. Eles ficam cobertos de manchas escuras. Se já houver frutos na árvore neste momento, eles imediatamente começarão a apodrecer.
Medidas preventivas ajudarão a proteger os damascos dessas doenças.... Para que a planta não doa e dê frutos normalmente, jardineiros na primavera e no outono cal de troncos de árvores. Uma pequena quantidade é frequentemente adicionada à solução usada para este sulfato de cobre... O mesmo produto pode ser usado para pulverizar árvores. Custa 3-4 vezes para processá-los desta forma.
Se a planta já estiver infectada, os ramos doentes devem ser cortados. Todos os resíduos de plantas devem ser queimados para evitar a propagação da doença.
Se a planta estiver fortemente infectada, geralmente são usados preparações especiais para tratá-la.
Seleção de variedade
Em alguns casos, a árvore não dá frutos devido ao fato de o jardineiro ter escolhido a variedade de planta errada para plantar em sua área. Para que os damascos floresçam bem, apenas variedades resistentes à geada devem ser plantadas em regiões frias.
Separadamente, deve-se dizer que alguns vendedores inescrupulosos vendem mudas de baixa qualidade. Essas plantas não se desenvolvem bem e não florescem. Para evitar que isso aconteça, vale a pena comprar árvores jovens apenas em viveiros comprovados.
Falta de polinização
Em alguns casos, as plantas florescem abundantemente na primavera, mas com o tempo não aparecem frutos. Isso se deve ao fato de as flores não terem sido polinizadas.... Para evitar que isso aconteça, é recomendável plantar mais de uma árvore em uma área, mas várias. Nesse caso, eles vão polinizar uns aos outros. Se não for possível colocar várias plantas em um local ao mesmo tempo, um galho de uma variedade diferente pode ser enxertado na árvore.
Você também pode polinizar damascos artificialmente. Na maioria das vezes, isso é feito manualmente. O pólen de uma árvore é gentilmente transferido para outra usando pequenas panículas. Na borda de cada um deles, pode-se fixar pele ou algodão. A polinização manual pode aumentar o rendimento das colheitas. Para economizar tempo, alguns produtores polinizam os damascos com um ventilador ou secador de cabelo.
É muito fácil transferir pólen de uma flor para outra desta forma.
Você também pode tentar atrair insetos polinizadores para sua área. Para isso, as plantas são borrifadas com água com açúcar ou mel durante a floração. Além disso, plantas de mel úteis podem ser plantadas ao lado de damascos. Pode ser urze, trevo amarelo ou tártaro. Essas flores também são excelentes adubos verdes. Portanto, cultivá-los em seu site é duplamente útil.
A manutenção adequada do jardim e a inspeção regular do local ajudarão a lidar com a maioria dos problemas associados à frutificação dos damascos.
O comentário foi enviado com sucesso.