Tudo sobre poda de damasco

Contente
  1. Cronometragem
  2. Visualizações
  3. Cuidados de acompanhamento

O damasco é uma cultura que preserva todos os ovários e forma frutos a partir deles. Portanto, é necessária uma poda regular para formar uma copa correta e uma rica colheita anual. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Isso é feito de acordo com certas regras e esquemas para não danificar a árvore. A poda complexa regular prolonga a vida e a frutificação da árvore, melhora a qualidade do fruto.

Cronometragem

A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, rejuvenescimento das árvores velhas e preservação da produtividade e da qualidade dos frutos. Se não fizer podas regulares, a cultura começa a dar frutos precocemente e a formar uma copa densa. Após vários anos de frutificação abundante, a árvore esgota seus recursos e deixa de dar uma boa colheita, os frutos tornam-se pequenos e insípidos.

Na Rússia central, a poda de primavera de uma safra ocorre em março-abril, antes do início do fluxo de seiva. Você pode começar a podar quando a temperatura diurna subir para +10 e à noite para 0 graus. E a poda de outono ocorre após a colheita total, aproximadamente em meados de outubro. A poda de verão é realizada no início de maio - início de junho, antes do início da formação dos frutos. Ou depois da colheita. O tempo de poda depende das condições meteorológicas e climáticas e pode variar em uma direção ou outra por cerca de 2-3 semanas.

Todas as ferramentas devem ser preparadas antes de iniciar o corte. É aconselhável descontaminar as superfícies de corte. Isso evitará a propagação de vários microorganismos e bactérias fúngicas.

Todas as lâminas devem ser bem afiadas para que não haja danos desnecessários à casca e rebarbas. Todos os cortes devem ser uniformes e lisos, sem quebras.

Verão

No verão, costumam fazer podas antienvelhecimento ou regular o crescimento de novos brotos, a maioria dos quais removidos - cerca de 2/3 do total. Restam apenas os ramos de crescimento mais fortes e corretos. A poda de verão tem como objetivo melhorar a qualidade da colheita e a correta formação da copa, ao mesmo tempo que controla o crescimento dos rebentos. Após a poda, o resultado não será perceptível, mas no próximo ano os frutos ficarão maiores e mais suculentos. E muitos brotos novos aparecerão na árvore, e a árvore aumentará visivelmente de tamanho. No início de junho, os rebentos deste ano são encurtados, deixando 20-30 cm.

Após cerca de 3 semanas, os rebentos novos crescerão nestes rebentos. 3-4 brotos fortes e saudáveis ​​são selecionados a partir dele, e o resto é cortado completamente. É indesejável realizar podas de verão todos os anos, pois isso pode danificar a árvore. No verão, os galhos são retirados apenas se necessário, em média isso acontece uma vez a cada 3 anos.

Se o verão for seco, ou se a árvore não resistir bem ao inverno, não se deve realizar a poda de verão. O damasco não terá tempo para cicatrizar feridas e obter a quantidade de nutrientes necessária para uma boa colheita.

Primavera

Na primavera, a poda deve ser feita antes do início do escoamento da seiva. Isso dará à árvore tempo para cicatrizar antes que os botões comecem a cicatrizar. Normalmente, o procedimento começa no início de março. É melhor podar uma árvore em um dia. A primeira poda de uma muda ocorre na primavera, logo após o plantio, em seguida, uma forma de copa adequada é colocada e o crescimento dos ramos laterais é estimulado. Na primavera, é feita a poda principal, retirando os galhos danificados e congelados, dando a forma correta de copa.

Outono

A poda de outono também é importante para uma colheita anual estável de damasco.... É preciso lembrar que no outono as árvores só podem ser podadas com um período de maturação precoce e médio. A poda no outono ajuda a rejuvenescer a árvore e melhorar a qualidade dos frutos. Ele permite que você equilibre a proporção de ramos frutíferos para ramos caducifólios. No outono, é necessário encurtar os ramos dos frutos em 1/3 do comprimento. Isso é feito para evitar quebrar sob o peso da fruta no próximo ano.

Nesse caso, os ramos do esqueleto principal não são tocados, apenas os processos são podados. Os ramos doentes ou danificados, bem como os rebentos que crescem dentro da copa, são completamente removidos. A poda no outono é feita antes das primeiras geadas noturnas e da estação das chuvas, para que a árvore tenha tempo de se recuperar.

Imediatamente após a poda, é necessário processar todos os cortes com verniz de jardim ou pomadas especiais.

Visualizações

Cultivar uma bela árvore de damasco saudável sozinho no local não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Basta cortar e dar forma adequada à copa de uma muda jovem no momento do plantio e, nos anos subsequentes, manter a formação da árvore. As árvores são formadas de acordo com um certo padrão. Para iniciantes, é melhor escolher um sistema de camadas esparsas ou na forma de uma tigela. Usando esses esquemas, você pode formar uma árvore saudável com um esqueleto bom e forte, o que trará uma boa colheita de frutos grandes. No primeiro e segundo anos de vida, é imperativo beliscar o topo do tronco principal para evitar o crescimento excessivo da árvore para cima. Em uma árvore de dois anos, os ramos laterais também são cortados em 1/3 para formar ramos de frutas adicionais.

Após 8 a 10 anos, é imperativo rejuvenescer a árvore e remover os ramos laterais inferiores. Em uma árvore velha, é imperativo atualizar todas as frutas e galhos decíduos, remover galhos congelados e danificados. O rejuvenescimento de uma árvore adulta é realizado a cada 2-3 anos. Em seguida, consegue curar grandes feridas e formar novos rebentos.

As regras de poda são muito simples:

  • o procedimento deve ser realizado em dia quente;
  • você não pode fazer a poda durante a floração e ovário;
  • as ferramentas devem ser afiadas;
  • o processamento das fatias após o corte é obrigatório;
  • o procedimento pode ser realizado durante o período de menor atividade da árvore (exceto para a poda de verão);
  • antes de iniciar o procedimento, você precisa traçar um plano;
  • é melhor cortar 2-3 ramos grandes do que muitos rebentos pequenos;
  • tente remover galhos sem deixar cânhamo e galhos, para que a cicatrização seja mais fácil.

A árvore de damasco precisa de uma poda abrangente todos os anos. Portanto, o procedimento é realizado na primavera, verão e outono.... Somente se todas as regras forem observadas a árvore será saudável, bonita e trará uma rica colheita. Cada árvore requer uma abordagem individual e vários tipos de poda por temporada. Depende das condições climáticas, do inverno anterior, da idade e do estado geral da árvore.

Regular

Este tipo de poda é feito a cada primavera.... É realizada após a formação completa da coroa correta. A poda regular ou de manutenção é feita apenas em arbustos já frutíferos. É necessário manter um equilíbrio entre ramos férteis e caducifólios. Ao mesmo tempo, os ramos frutíferos são encurtados em um terço para regular o rendimento. Nesse caso, os galhos são fortalecidos e fortes o suficiente para suportar a colheita. Se os ramos frutíferos não forem encurtados, após 3-4 anos eles ficam nus e param de formar ovários.

Com a poda regular, os brotos jovens crescendo para dentro ou para baixo são removidos... A coroa deve ser afinada para que os raios do sol e o ar possam fluir livremente para dentro. Se não houver luz e oxigênio suficientes, a árvore começa a doer, a casca dos ramos internos é afetada por bactérias fúngicas e insetos. Com a poda regular, a forma da coroa é mantida e os rendimentos aumentados. E você também pode ajustar a altura da árvore e moldar a localização dos brotos laterais para uma colheita mais conveniente.

Sanitário

A poda sanitária é feita na primavera e no outono. Com este tipo de poda, todos os ramos danificados, doentes e congelados e rebentos jovens são removidos. Isso é feito para que a árvore não desperdice energia e nutrientes para reparar danos, caso contrário, a colheita será fraca e os frutos pequenos. Os ramos doentes ou infectados por fungos são completamente removidos e o local do corte deve ser desinfetado. Galhos secos e congelados também são cortados completamente.

Galhos quebrados ou danificados não podem ser cortados completamente se o comprimento permitir manter a forma da árvore. No outono é imprescindível fazer podas sanitárias, para que a árvore aguente melhor o inverno e conserve os nutrientes. Galhos quebrados e secos são removidos. Galhos doentes ou infestados de insetos também são cortados.

A principal condição é ter tempo para podar antes que a temperatura noturna caia.

Normalizando

A poda regular é semelhante à poda regular e é feita na primavera e no verão.... Ao mesmo tempo, ramos frutíferos são beliscados para fortalecê-los. Isso é feito para manter um equilíbrio entre o crescimento da árvore e o número de ovários. Como você sabe, o damasco não pode regular de forma independente o número de ovários. Portanto, é imperativo cortar os brotos frutíferos e limitar o rendimento. Caso contrário, a árvore se esgotará rapidamente e parará de dar frutos. E se você não podar os galhos, eles ficarão fracos e finos e se quebrarão com o peso da colheita.

E você também precisa manter um equilíbrio entre os galhos velhos e novos, então a árvore irá deliciá-lo com uma rica colheita com grandes frutos doces. No caso das safras de damasco, a poda é feita para reduzir a produtividade, não para aumentar (como acontece com outras safras). Se você não fizer a poda normalizadora, então haverá muitos frutos, a árvore pode não ter força e nutrientes suficientes para seu pleno crescimento e amadurecimento.

Rejuvenescedor

Após 10 anos de vida, o damasco necessita de uma poda rejuvenescedora. Isso é necessário para o rejuvenescimento geral da coroa e do esqueleto e, como resultado, prolonga a vida da árvore. Por esta altura, os ramos velhos mais baixos deixam de dar fruto, podem ser cortados. A poda rejuvenescedora pode ser iniciada quando os ramos crescerem menos de 20 cm por ano. Isso é feito em etapas por 3-4 anos para que a árvore tenha tempo para se recuperar. Em um ano, cerca de um terço dos galhos antigos são cortados, e novos e fortes brotos laterais são aguardados. A retirada de galhos velhos estimula o crescimento de rebentos novos e a formação de um novo esqueleto, assim, a árvore ganha uma segunda vida, e continua a frutificar em abundância. O procedimento é feito na primavera ou início do verão.

A árvore de damasco se regenera rapidamente, portanto quando velhos ramos nus são removidos, novos brotos começam a se formar imediatamente... Neste caso, você precisa seguir para que os brotos cresçam lateralmente, formando o esqueleto de uma árvore. Em 3-4 temporadas, um esqueleto completamente novo se formará e a árvore continuará a dar frutos. Às vezes, uma poda completa de galhos antigos é feita de uma vez. No outono, os brotos jovens são formados perto da árvore, o que dará uma colheita em 1-2 anos. Mas isso raramente é feito, uma vez que por 1-2 anos você terá que ficar sem uma colheita. E há o risco de morte da árvore se ela não recuperar as forças antes da primeira geada.

Formativo

Essa poda ocorre nos primeiros 4 anos após o plantio da muda.... Ele permite que você dê forma à copa correta e dê forma à árvore. O procedimento é realizado na primavera, antes que o suco comece a se movimentar. Na primeira vez, a poda é realizada imediatamente após o plantio. A partir do primeiro ano, a árvore ganha a forma desejada e o espessamento da copa é controlado. Novos rebentos jovens precisam ser pinçados para que ganhem força e fiquem mais fortes durante o verão. No ano seguinte, um ovário se formará sobre eles e eles suportarão o peso da colheita. A formação do esqueleto e da copa ocorre em etapas, conforme a muda cresce. A cada ano, uma nova camada é formada, e o crescimento de rebentos laterais jovens é estimulado.

Uma distância de cerca de 30 cm é deixada entre as camadas.Nesse caso, todos os ramos desnecessários são removidos e a coroa do condutor é pinçada para controlar o crescimento. Na primavera, todos os brotos fracos que não produzirão uma safra são removidos. Os ramos que crescem verticalmente são completamente cortados, eles interferem com a penetração da luz solar e do ar na copa. A formação da árvore termina no 4º ano, quando começa a frutificar.

Depois disso, é feita apenas poda higiênica e regular. Este processo é necessário em pequenas áreas onde você precisa formar uma árvore compacta e organizada.

Cuidados de acompanhamento

A manutenção adequada após a poda garantirá que a árvore recupere e cresça rapidamente. Depois de aparar, certifique-se de processar todos os cortes grandes. Para fazer isso, use um campo de jardim ou spreads especiais. Alguns jardineiros usam óleo secante natural ou tinta a óleo. Se isso não for feito, o suco começará a se destacar do corte e um ambiente benéfico para microorganismos prejudiciais se formará. Se as seções forem muito grandes, devem ser desinfetadas adicionalmente com uma solução de sulfato de cobre.

Para uma rápida recuperação da força da árvore, você pode fertilizar com fertilizantes de nitrogênio ou fósforo. Se o procedimento ocorreu no verão, o damasco deve ser regado em abundância por vários dias. Você pode cobrir o solo com serragem ou casca picada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário