Poda de damasco na primavera
As árvores de damasco crescem rapidamente e têm muitos brotos. A copa da árvore cresce e o rendimento diminui. A árvore envelhece rapidamente e os ramos no centro da copa ficam calvos e param de dar frutos. Portanto, o damasco requer poda anual e formação de copa correta.
Quando é necessário?
A poda dos damascos na primavera aumenta a produção, rejuvenesce e cura a árvore. De acordo com jardineiros experientes, é melhor podar as frutas com caroço na primavera. A poda no outono pode enfraquecer a árvore, ela ficará menos resistente à geada e poderá adoecer. As seções dos galhos não terão tempo de se apertar, esporos de fungos ou outras bactérias penetrarão nelas. Cortes não cicatrizados congelam no inverno, a árvore doe e pode não render uma colheita.
Como o damasco retém todos os ovários, a árvore deve ser podada todos os anos. A poda é realizada no início da primavera, antes da formação dos botões. A época aproximada da poda da primavera: final de março - início de abril, em diferentes regiões, a época pode ser alterada em cerca de um mês. Condições principais: a temperatura do ar já está acima de zero, mas o período de fluxo de seiva ainda não começou para a árvore. Quanto menos tempo passar entre a poda e a formação dos botões, melhor.
Com o início do fluxo de seiva, a imunidade da árvore aumenta, o que significa que patógenos, pragas e bactérias fúngicas não têm chance de entrar no sistema interno da árvore.
Na primavera, é necessário remover galhos e brotos danificados e congelados. Caso contrário, a árvore desperdiçará energia e nutrientes para restaurá-los. A falta de nutrientes afetará o rendimento da árvore, os frutos ficarão menores e mais saborosos.
Visualizações
Antes do procedimento, você precisa entender todas as nuances e regras para a poda de frutas com caroço. Jardineiros novatos precisam aprender sobre a estrutura e estrutura da copa, escolher as ferramentas necessárias (tesoura de poda, serra ou serra, faca de jardim) e meios para melhor cicatrizar os cortes e superfícies danificadas. Os instrumentos devem ser afiados para evitar danos desnecessários à casca e rebarbas.
Para a poda adequada do damasco e a formação da copa, primeiro inspecione toda a árvore e determine quais ramos parecem claramente redundantes e interferirão na colheita. Após o corte, você deve obter uma bela silhueta de uma árvore de damasco.
A árvore deve ser ramificada uniformemente (com número aproximadamente igual de galhos em cada lado do tronco). Só depois de um plano claramente definido, comece a trabalhar.
A poda primaveril de fruteiras com caroço afeta a correta formação da copa da árvore (principalmente as jovens) e a frutificação. Dado que o damasco retém todos os ovários, a poda é necessária a cada primavera. Caso contrário, o rendimento cairá todos os anos ou se tornará periódico.
A primeira poda é realizada imediatamente após o plantio da muda (planta de 1 a 2 anos). Corte o topo do ramo principal em cerca de 3-4 botões. A altura é deixada cerca de 1 metro, pode ser um pouco mais baixa. Isso é feito para que a árvore comece a formar os ramos laterais da primeira camada inferior. No primeiro ano, é importante formar um esqueleto forte para a coroa.
Uma árvore adulta é podada para rejuvenescê-la, para permitir que o ar circule livremente dentro da copa. Isso é necessário para uma boa colheita e fortalecimento da imunidade a bactérias e pragas fúngicas.
O tipo de poda dependerá da idade da árvore de damasco.
Formativo
Este tipo de poda é necessário para as árvores jovens durante a estação de crescimento. Isso ajudará a formar a forma correta e bonita da coroa e a criar um esqueleto forte da árvore.
Regular
A poda regular é feita todos os anos nas árvores maduras. É necessário para regular a frutificação e aumentar o número de frutos. Também ajuda a melhorar a troca de ar dentro da coroa.
Com esse tipo de poda, todos os galhos e brotos entrelaçados são removidos, o que interfere no fluxo de ar e luz solar para a copa.
Os ramos que crescem incorretamente (para dentro ou para baixo) são removidos.
Rejuvenescedor
Essa poda é necessária para árvores velhas (como o nome indica). A poda anti-envelhecimento é feita em etapas a cada primavera. Galhos danificados e enfraquecidos são removidos. Vários grandes ramos inferiores são cortados, com mais de 5 anos. Mas isso é feito apenas uma vez a cada 3-4 anos.
De acordo com o método de corte, o corte é dividido em 2 tipos.
Encurtamento, quando nem todo o ramo é cortado, mas apenas "até o botão" (na maioria das vezes o ramo é reduzido pela metade ou 1/3). Isso é necessário para um processo de ramificação mais intenso e fortalecimento do esqueleto.
O desbaste é feito para remover pequenos brotos que criam sombra excessiva no centro da copa. Nessa forma, os brotos são cortados completamente "no anel".
Na hora da poda, lembre-se de cortar os galhos de forma equilibrada, não se empolgue. Você pode remover cerca de 1 / 4-1 / 3 do total. Assim, a árvore terá tempo para curar as feridas sozinha e dará uma boa colheita. Se você cortar mais galhos, a árvore dará muitos brotos novos que não darão frutos, a colheita acabará sendo pequena. Se você cortar um pouco, a colheita será muito grande e haverá uma frequência de frutificação (ou seja, não haverá colheita no próximo ano).
Certifique-se de processar as fatias após o final do processo. Através de grandes feridas, bactérias patogênicas e esporos de fungos, bem como umidade, podem entrar na árvore, então o processo de decomposição começará. Para processamento, você pode escolher:
-
campo de jardim;
-
lubrificantes e pastas especiais;
-
Pintura a óleo;
-
óleo de secagem natural;
-
óleo de linhaça;
-
verde brilhante comum.
Às vezes, uma solução é feita de partes iguais de álcool e iodo. Cada jardineiro tem seus próprios segredos. Var. E pastas de jardim não são usados se a temperatura não subiu acima de zero, +5 graus, eles podem congelar e rachar. Se o corte tiver menos de 2-3 cm de diâmetro, não está manchado.
Cortes muito grandes são lubrificados apenas nas bordas. O mais importante é processar os cortes feitos "no anel" no esqueleto da árvore.
Obviamente, é mais fácil para uma árvore curar pequenas feridas. Mas é melhor fazer um corte grande do que muitos pequenos, para que a árvore tenha nutrientes suficientes para o ovário e a formação de frutos grandes.
Esquemas
A poda da primavera é o principal cuidado para as culturas de frutas com caroço. Na Rússia central, a poda é realizada em março-abril, antes da formação dos botões e do início do fluxo de seiva. É difícil conduzi-lo, principalmente para iniciantes. Primeiro você precisa estudar o tópico em detalhes, só então passar para o caso passo a passo.
Os métodos e detalhes de poda variam dependendo de sua finalidade e da idade da árvore. Se tudo for bem feito, a árvore irá deliciá-lo com uma colheita estável todos os anos, e os damascos serão grandes e de sabor rico.
A copa das mudas é cortada, deixando 70-80 cm de altura. Pequenos ramos laterais são cortados para formar um forte esqueleto da coroa.
Os ramos novos crescem rapidamente, mas não formam ramos suficientes para formar uma coroa correta. Para fazer isso, eles são podados em alguns centímetros - é assim que novos brotos vão aparecer.
Por 2 anos, eles continuam a formar a coroa. Para isso, o topo da cabeça também é cortado um pouco, os ramos laterais são encurtados em 1/3 do comprimento. Isso é feito para aumentar os ramos frutíferos. Ao podar, certifique-se de que os ramos e o comprimento estão uniformemente distribuídos. Você precisa cortar os brotos "no rim" para que os galhos saiam dele.
O procedimento é repetido por 3 anos. A essa altura, o esqueleto da árvore já se formou e a forma da copa é claramente visível.Se uma árvore colunar tiver mais de 5 ramos laterais, os ramos extras devem ser removidos. Depois disso, é necessário encurtar os ramos grandes inferiores (deixar cerca de 60 cm do tronco). Em seguida, forme uma coroa alinhando os ramos superiores com o comprimento dos inferiores. O comprimento dos galhos será diferente, mas de lado você terá uma coroa linda e uniforme.
Na primavera de uma árvore adulta, os galhos secos e danificados devem ser removidos. Se necessário, encurte ramos laterais grandes. Isso é feito para evitar quebras durante a frutificação. Corte cerca de 20-30 cm das pontas.
Nos damascos velhos, é necessário regular o esplendor e o espessamento excessivo da copa retirando os rebentos que crescem para dentro. Galhos quebrados, tortos e secos também são cortados. Certifique-se de cortar o topo da cabeça em 30-40 cm para controlar o crescimento.
O método de formação da copa e o esquema dependem da cultivar, quão alta e ramificada a árvore pode crescer e qual é o rendimento. A forma da coroa também é selecionada dependendo da região de cultivo.
Camada esparsa
A forma de camadas esparsas é dada em etapas, durante os primeiros 4-5 anos após o plantio da muda. Isso é feito gradualmente a cada ano. Na primeira primavera, 2 ramos laterais com vários brotos são deixados. A camada inferior de ramos é deixada a uma altura de cerca de meio metro do solo. Então, a cada ano, os ramos laterais são ligeiramente encurtados e novos brotos são formados para engrossar a copa. Por 3-4 anos, a segunda camada de ramos laterais é formada. Certifique-se de que os ramos do esqueleto cresçam em um ângulo agudo em relação ao condutor (tronco principal). Assim, ao longo de vários anos, toda a coroa é formada, a distância entre as camadas deve ser de cerca de 40-45 cm. Esta forma é adequada para as regiões do sul e da zona do meio.
Em forma de tigela
A coroa em forma de taça é mais adequada para culturas de baixo crescimento. Isso abre o acesso à luz e ao ar dentro da coroa. Esta forma é adequada para climas mais severos, onde os verões são mais curtos. Mais luz atinge os frutos e eles têm tempo de amadurecer na árvore. A taça é formada no primeiro ano de crescimento.
Para fazer isso, selecione 5 ramos fortes crescendo em direções diferentes na mesma camada e o resto é cortado. Nos anos subsequentes, a camada inferior é cortada a 50 cm do tronco.
E os brotos superiores são formados na forma de uma ramificação de roseta. É assim que uma coroa em forma de tigela é formada. A forma em forma de copo ajuda a aumentar a produtividade e aumentar a imunidade na árvore devido à boa troca de ar e à luz solar sem obstáculos.
Líder
Este é um esquema arbitrário no qual os ramos laterais principais são distribuídos uniformemente por todo o tronco. Aos 5-6 anos, a parte superior do condutor é cortada. A árvore é moderadamente alta com uma densidade média de copa. Na escolha da localização e formação dos galhos laterais, leva-se em consideração a praticidade da colheita e do cuidado do damasco.
Plano
A forma plana é adequada para paisagismo. Aqui a beleza e o formato da copa são mais levados em consideração do que o alto rendimento e a qualidade dos frutos. Quando o esqueleto é formado, dois ramos laterais são deixados crescendo opostos um ao outro. Nos anos subsequentes, as camadas superiores permanecem no mesmo plano. A árvore desempenha uma função decorativa, não se deve contar com uma grande colheita.
Transferindo um galho para um rebento lateral
O método ajuda a mudar a direção de crescimento do galho e torná-lo frutífero. É cortado para que pare de crescer para cima. Para isso, escolha um broto de um galho que cresça na direção desejada (lateralmente) e corte sua extremidade, crescendo acima desse broto. Gradualmente, o galho começará a mudar a direção do crescimento, crescerá para o lado, não para cima. Depois disso, o broto pode ser cortado "na raiz" para a desejada formação da copa. A translação do ramo é feita para corrigir o formato da copa, sua densidade e frutificação.
A poda primaveril do damasco é um processo laborioso que requer certas habilidades e conhecimentos. Mas, seguindo todas as recomendações, regras e dicas, até os iniciantes poderão formar uma árvore linda, saudável e com alto rendimento constante.O cuidado regular das árvores é a chave para uma boa colheita com frutos grandes e doces. E a poda correta e oportuna garante uma árvore saudável e bem cuidada, da qual será conveniente colher.
O comentário foi enviado com sucesso.