Tudo sobre floração de damasco

Contente
  1. Por quantos dias ela floresce?
  2. Temperatura exigida
  3. Termos, levando em consideração a área de cultivo
  4. Como atrasar a floração?
  5. Por que a árvore não floresce?

Com o início da primavera, são os damasqueiros que estão entre os primeiros a florescer. Flores perfumadas cobrem os galhos antes mesmo que a folhagem apareça. Nesse período, os damascos tornam-se uma decoração colorida e expressiva para qualquer jardim. A maioria dos jardineiros fica encantada com eles. No entanto, muitos estão preocupados que os botões jovens possam sofrer de geadas precoces.

Por quantos dias ela floresce?

Flores isoladas estão localizadas ao longo de todo o comprimento do ramo. As inflorescências são simples. Eles consistem em 5 pétalas arredondadas de cor branca como a neve ou rosa pálido. As dimensões são consideradas grandes e o diâmetro é de cerca de 2,5-3 centímetros. Apesar de sua estrutura simples, a flor de damasco parece graciosa e charmosa. Chama a atenção por sua cor delicada e romântica.

O cálice da flor é limpo e pequeno, coletado em 5 sépalas de cor marrom ou vermelho escuro. Após a polinização, no início da formação do fruto, morre junto com o pistilo e os estames.

A parte masculina da flor contém de 25 a 45 estames. Parece um filamento branco translúcido com uma antera amarela no topo.

Pelo nome, é fácil adivinhar qual é exatamente o local onde o pólen é armazenado e coletado.

O pistilo (a parte feminina do botão) é formado no centro. O estigma ligeiramente pubescente retém de forma confiável o pólen que cai sobre ele. Com o tempo, ela fertiliza o óvulo, que fica escondido dentro dele. Se o processo de polinização for bem-sucedido, a flor se transformará em um pequeno ovário. É ela quem forma a fruta suculenta, e o resto da flor vai desaparecer.

A cada primavera, os botões de flores pegajosos se abrem e se transformam em flores encantadoras para que frutas doces apareçam nos galhos à medida que o verão se aproxima... O período de floração das árvores frutíferas pode durar até 10 dias.

Temperatura exigida

Quando a temperatura sobe para +5 graus Celsius, os botões são despertados. Se o regime de temperatura necessário for mantido por um curto período, os botões das flores congelam novamente. A floração só começará se o tempo quente durar o suficiente.

A soma das temperaturas que ultrapassam o limite de 5 graus Celsius deve ser 300 graus Celsius para iniciar a floração.

As condições climáticas ideais são calmas e calmas, sem mudanças bruscas de temperatura e fortes rajadas de vento. A temperatura do ar está na faixa de 17-19 graus Celsius. Essas condições têm um efeito positivo na frutificação. Em muitas regiões, a faixa de temperatura é de 7 a 28 graus com um sinal de mais, portanto, o rendimento permanece instável.

Ao estudar as árvores de damasco, os especialistas prestaram atenção especial à questão de como a diminuição da temperatura afeta os botões e as flores.

Como resultado do estudo, certas conclusões foram tiradas.

  • Se uma variedade específica resiste à geada sem problemas, isso não significa que o mesmo recurso se aplica aos botões.

  • Damascos são melhores do que macieiras tolerar baixas temperaturas.

  • Firmeza de botões de flores às condições climáticas depende significativamente de quais condições meteorológicas foram estabelecidas no dia da abertura dos botões. Se as inflorescências florescem em um dia frio, sua resistência à queda de temperatura aumenta significativamente.

  • Cada elemento da flor reage de sua própria maneira a condições inadequadas de temperatura. Os pistilos costumam ser danificados e as anteras têm maior resistência.Esta característica é possuída não apenas pelos damascos, mas também por outras variedades de frutas com caroço.

  • Queda significativa de temperatura, mas de curto prazo não tão perigoso quanto as geadas fracas, mas prolongadas.

  • Um regime de 1,1 a 5,5 graus abaixo de zero é considerado fatal para os botões, mas as flores já abertas morrem em temperaturas de 0,5 a 2,75 graus Celsius com um sinal negativo. Os ovários formados não são capazes de suportar o regime de 0 a -2,2 graus.

Nota: também vale a pena considerar as características de cada variedade individual. Algumas flores desabrocham sem problemas, enquanto outras congelam.

Termos, levando em consideração a área de cultivo

O momento do início da floração também depende de cada região individual. Via de regra, as árvores que crescem em áreas com clima quente e confortável são as primeiras a florescer, e no norte esse processo começa mais tarde. Os especialistas estudaram esse fenômeno e compilaram uma lista de termos para cada local. Ele também lista os países vizinhos.

Lista de regiões com datas aproximadas.

  • No território da Armênia as árvores ficam cobertas de cores encantadoras do final de março ao início de abril. E também nesta época as árvores frutíferas florescem na Ucrânia. Para o cultivo no território de um estado vizinho, variedades especiais são recomendadas, por exemplo, fábrica de conservas de Kiev ou Kiev bonito. É importante notar que o tempo irá variar dependendo da região em que o jardim está localizado. Primeiro, os botões se abrem no sul da Ucrânia, depois a floração ocorre na parte central do país, no leste e oeste.

  • Na primeira metade do segundo mês da primavera, os jardins florescem dentro dos limites de Krasnodar. Esta região é famosa por seu clima quente e estável, ideal para o cultivo de muitas variedades de frutas. Apricots Parnassus, Sun of the Kuban, Kuban black e outras variedades são mais freqüentemente encontrados aqui.
  • A próxima região com um clima favorável e quente está localizada na península... Na Crimeia, as primeiras flores começam a aparecer em meados de março. As árvores criaram raízes notavelmente em diferentes regiões da região. Variedades recomendadas para cultivo: Crocus, Veteran of Sevastopol, Nikitsky, Krasnoschekiy.
  • Em Volgogrado, a época de floração é deslocada para o final de abril. Se o tempo estiver favorável, você poderá desfrutar da cor rosa pálido no dia 20 de abril. E também este período geralmente cai no início de maio.
  • No primeiro mês da primavera, damascos em flor começam a decorar os jardins do Cáucaso. As variedades Melitopolsky Early e Pineapple Tsyurupinsky são recomendadas para cultivo nesta região. Seus traços característicos combinam perfeitamente com o clima particular.
  • Na Rússia central, as datas caem no final de abril e no início de maio. Em condições de calor anormal, que não são incomuns ultimamente, a floração pode começar mais cedo. Os especialistas recomendam prestar atenção às seguintes variedades - Lel, Tsarsky, Black Prince.
  • Somente em meados de maio, os primeiros botões surgem nos jardins da região de Moscou. Muitas safras de frutas são cultivadas dentro dos limites desta região. A região é famosa pela beleza da natureza. Jardineiros experientes aconselham o plantio das seguintes variedades: Favorita, Iceberg, Condessa e Monastyrsky.
  • Na região de Rostov, é comum encontrar damascos. A floração começa em meados de abril. No território da região, localizada na divisa com o estado, são plantadas as seguintes espécies: Fortuna, Melitopol precoce, Mlievsky radiante.
  • A última região que consideraremos é Voronezh. Aqui, a floração ocorre na segunda metade da primavera, do final de abril ao início de maio. As seguintes variedades se adaptaram melhor às condições climáticas locais: Surprise, Voronezh precoce, Voronezh aromático e Champion of the North.

Nota: sob condições climáticas desfavoráveis ​​e uma temperatura do ar suficientemente alta, os damascos podem florescer após o plantio, se brotos crescidos já tiverem sido formados nos galhos.

Como atrasar a floração?

Existem várias maneiras pelas quais você pode retardar ou atrasar o início da floração das árvores frutíferas. E a extensão do período de dormência no damasco ajuda a aumentar a regularidade de sua frutificação.

Enxerto

O primeiro método é considerado o mais trabalhoso e não é recomendado para jardineiros novatos sem experiência. Uma árvore que floresce cedo deve ser cuidadosamente enxertada em outra planta com floração tardia. Espinhos, ameixas, ameixas cereja ou damascos selvagens são adequados como caldo. A vacinação é realizada na primavera. Nas regiões Sul, as obras são realizadas no final de março, e no restante do país - em abril ou maio.

Poda de verão

Este procedimento também ajudará a ajustar o tempo. A manipulação é realizada de meados de maio ao início de junho. A remoção de brotos jovens retarda o desenvolvimento de ramos secundários. E também é iniciado o processo de estimulação do marcador de botões de flores. Eles começam a se formar nos ramos de segunda e terceira ordem. Durante a poda, os brotos são cortados em um terço.

Executar todas as ações acima leva ao fato de que os botões florescem mais tarde do que o normal.

Cobertura de serragem

A cobertura morta é usada há muito tempo no campo da horticultura. Para proteger as árvores de pragas e infecções, o solo ao redor do tronco é coberto com uma camada de turfa ou esterco. Em seguida, a neve é ​​removida com uma pá sob o damasco e colocada com uma espessura de 30 centímetros, compactando-a um pouco. A serragem é derramada por cima, que é coberta com outra camada de neve. Como resultado, a serragem congela e se torna uma única camada.

Com a chegada da primavera, a cobertura morta evita que a neve derreta, mantendo a temperatura do solo baixa. Em solo frio, as raízes permanecerão dormentes por mais tempo, o que retardará o despertar da árvore e o início da floração.

Cal

Outra forma é cobrir o tronco com cal apagada.... Argila ou estrume são adicionados a este componente. A camada de cal atua como proteção térmica, pois absorve a luz solar, evitando que ela aqueça o barril. Este método é considerado o mais simples de todos os anteriores.

Regar no outono

A irrigação abundante é realizada antes do início da geada, no final do outono. A umidade contribui para que o solo sob a árvore congele mais e derreta mais lentamente com o início da primavera. Como resultado, a floração dos botões é atrasada. O mesmo resultado pode ser alcançado regando as árvores com água fria no início da primavera. A rega é recomendada por aspersão.

Assim que os termômetros externos caem para zero, os damascos são borrifados com água limpa. Você pode executar este procedimento várias vezes para maior eficiência. Uma crosta de gelo se forma na casca, que protegerá os galhos e botões da geada.

Pulverizar a coroa

O último método que veremos é borrifar a coroa. O trabalho deve ser feito antes do romper do botão. Via de regra, esse período cai no início da primavera.

Para o processamento, várias formulações são usadas para escolher.

  • Solução à base de sulfato ferroso... 400 gramas do medicamento são dissolvidos em 10 litros de água.

  • Uréia na quantidade de 700 gramas, misturado com sulfato de cobre (50 gramas) e diluído em 10 litros de água.

  • A alta eficiência é demonstrada por composição de sal. Para prepará-lo, basta dissolver 700 gramas de sal de cozinha comum em 10 litros de água pura.

  • Dissolva 300 gramas na mesma quantidade de líquido sulfato de cal e cobre... O resultado é um líquido bordalês de 3%.

  • Uma solução de 50 gramas sulfato ferroso e 500 gramas ureia por 10 litros de água.

Por que a árvore não floresce?

Alguns jardineiros enfrentam o problema de não florescer. Se as árvores frutíferas se recusam a florescer com o início da estação quente, o problema pode ser por vários motivos.

Aqui estão os mais comuns.

  • A árvore pode não ter atingido a idade exigida ainda... Na maioria das vezes, os damascos se deliciam com a primeira colheita aos 3 anos de idade.Algumas variedades começam a dar frutos mais tarde.

  • Damasco pode ser exausto de gomoseprovocada por infecção e geada.

  • A floração pode não ocorrer devido à poda inadequada... Ao realizar o procedimento pela primeira vez, é preciso ter cuidado, aderindo às recomendações de especialistas.

  • Outro motivo comum é derrota por infecções e doenças graves.

  • Se botões de flores não suportou o frio do inverno, eles não florescerão com a chegada da primavera.

  • Condições meteorológicas instáveis ​​podem roubar as safras... Freqüentemente, há casos em que, depois que os botões se dissolvem, as geadas voltam e as flores morrem.

  • Fertilização insuficiente ou excessiva também se refletirá negativamente neste processo.

  • Talvez as arvores luz solar insuficiente.

  • No não observância de técnicas agrícolas a floração também pode ser afetada.

Para que o damasco floresça e, em seguida, produza uma colheita estável, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • a variedade selecionada deve ser adequada às condições climáticas de uma determinada região;

  • é necessário cultivar árvores frutíferas em áreas iluminadas e protegidas de correntes de ar;

  • é necessário regar regularmente o jardim, tratar a área de pragas e aplicar periodicamente o adubo de cobertura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário